Busca avançada
Ano de início
Entree

Biodiversidade nos materiais didáticos e nas concepções e interesses dos jovens: reflexões para o Biota-Educação

Processo: 19/08689-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 11 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Fernanda Franzolin
Beneficiário:Andreia dos Santos Calegari
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/21756-0 - Biodiversidade nos materiais didáticos e nas concepções e interesses dos jovens: reflexões para o Biota-Educação, AP.BTA.R
Assunto(s):Ensino fundamental   Ensino de biologia   Material didático   Biodiversidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiversidade | Biota-Fapesp | Concepções | Interesses | materiais didáticos | Ensino de Biologia

Resumo

O Programa Biota-Fapesp tem produzido conhecimento sobre a caracterização, conservação e uso sustentável da biodiversidade do Estado de São Paulo. Apesar de iniciativas já concretizadas, um dos desafios do programa é que os seus conhecimentos cheguem à sociedade por meio da educação. Para tanto é preciso conhecer os interesses e concepções dos jovens sobre biodiversidade e refletir sobre como o tema é tratado nos materiais disponíveis para aos alunos, buscando identificar o quais são as principais necessidades. Portanto, os objetivos desta pesquisa são: 1) investigar como a biodiversidade é tratada em materiais didáticos brasileiros; e 2) investigar as interesses e concepções de jovens do Estado de São Paulo sobre a biodiversidade. Este Projeto Regular visa contribuir para um Projeto Temático mais amplo: "O programa Biota-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular" (Processo 2016/05843-4), o qual elaborará materiais didáticos a partir dos interesses dos jovens. Espera-se que os resultados deste projeto sirvam como base para a futura elaboração de materiais didáticos dentro desse Projeto Temático. Para tanto, será analisada a abordagem do tema biodiversidade em materiais didáticos utilizados por alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo, pois o Biota-Fapesp tem a biodiversidade deste Estado como principal foco. Também serão aplicados questionários e realizadas entrevistas com alunos de dez escolas do Estado. Considerando que São Paulo abrange dois biomas, Cerrado e Mata Atlântica, a amostra envolverá escolas situadas em suas proximidades e ainda escolas litorâneas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANZOLIN, FERNANDA; CARVALHO, GRACA S.; SANTANA, CAROLINA MARIA BOCCUZZI; CALEGARI, ANDREIA DOS SANTOS; ALMEIDA, ESTER APARECIDA ELY DE; SOARES, JOAO PAULO REIS; JORGE, JESSICA; NEVES, FRANCIELE DUTRA DAS; LEMOS, ERIKA ROMANHOLO SILVA. Students' Interests in Biodiversity: Links with Health and Sustainability. SUSTAINABILITY, v. 13, n. 24, . (16/05843-4, 19/08689-4, 18/21756-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.