Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlatos neurais da ação conjunta na performance musical de duos de piano: um estudo baseado na espectroscopia funcional no infravermelho próximo (fNIRS)

Processo: 19/05493-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2019
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:João Ricardo Sato
Beneficiário:Thenille Braun Janzen
Instituição-sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Cooperação

Resumo

A capacidade de coordenar temporalmente o próprio movimento com o movimento de outros indivíduos é um aspecto fundamental em interação social. Porém, um dos principais desafios metodológicos no estudo dos correlatos neurais dos processos cognitivos envolvidos em interação social e ação conjunta refere-se à elaboração de paradigmas experimentais naturalistas e dinâmicos que avaliam em tempo real todos os indivíduos envolvidos na interação. Com isto em mente, esta pesquisa combina uma técnica de neuroimagem robusta à artefatos de movimento e que permite o registro simultâneo de atividade cerebral de múltiplos indivíduos (fNIRS) a um paradigma experimental reconhecidamente relevante para a investigação de interação social e ação conjunta - a performance musical. O objetivo deste estudo é identificar, através de fNIRS, os possíveis correlatos neurais subjacentes a processos cognitivos de cooperação e coordenação temporal em ação conjunta durante a performance musical em conjunto. Para isso, a atividade cerebral de 20 pares de pianistas será registrada simultaneamente durante a execução de trechos musicais em duo. Manipulações no grau de coordenação temporal e cooperatividade serão implementadas a fim de identificar possíveis diferenças na atividade de regiões associadas aos sistemas de neurônios-espelho e mentalização de acordo com mudanças referentes à adaptação temporal e cooperação. Portanto, esse projeto vem preencher uma lacuna importante nas pesquisas acerca das bases neurais de processos cognitivos fundamentais para interação social. Além disso, considerando a possibilidade de estágio no exterior, este projeto promoverá a integração da UFABC com centros de pesquisa de destaque no exterior, contribuindo para o desenvolvimento de uma linha de pesquisa fértil e de significativo impacto internacional.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.