Bolsa 18/23809-3 - Ensino superior, Química - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Letramento gráfico associado à argumentação no ensino superior de Química

Processo: 18/23809-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2019
Data de Término da vigência: 02 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Mikeas Silva de Lima
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):20/14789-9 - Letramento gráfico associado à argumentação no ensino superior de química, BE.EP.DR
Assunto(s):Ensino superior   Química   Letramento   Discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:argumentação | Ensino Superior | Estudos de Caso | Linguagem e Discurso | Química | Educação em Química

Resumo

O letramento gráfico pode ser entendido como o conhecimento para lidar com inscrições, que são representações visuais materiais, tais como, gráficos, fotografias, mapas, diagramas, esquemas, equações e tabelas, que retratam objetos e fenômenos de estudo da Ciência. Assim como são muitas as dificuldades encontradas pelos alunos na leitura e interpretação de inscrições, não é recorrente a participação dos mesmos em discursos argumentativos em aulas de Ciências. Em contraponto, a literatura aponta como desejável a realização, em ambientes de ensino, de práticas científicas autênticas que exijam a associação das referidas habilidades (letramento gráfico e argumentação), uma vez que estas apresentam potencial para promover, além de uma leitura e interpretação satisfatória de inscrições, a criticidade frente às mesmas. O presente projeto tem como objetivo desenvolver e analisar atividades didáticas no ensino superior de Química que tragam em seu bojo práticas científicas autênticas e que apresentem esse duplo viés. Nessa perspectiva, serão buscadas respostas para as seguintes questões de pesquisa: qual a extensão do letramento gráfico dos estudantes a partir da realização das atividades didáticas propostas? Qual a qualidade dos argumentos elaborados pelos estudantes a partir da realização das atividades didáticas propostas? Em que medida as atividades didáticas propostas favorecem o desenvolvimento do letramento gráfico, em uma perspectiva crítica? A base teórica para a realização das análises fundamenta-se em trabalhos sobre leitura de inscrições e sobre níveis epistêmicos de argumentação. Temos ainda como objetivo investigar as características das inscrições presentes em livros didáticos usualmente empregados por graduandos em química no Brasil, assim como daquelas presentes em artigos originais de pesquisa da área, escritos em língua portuguesa. Dessa forma, buscamos a compreensão sobre a existência de elementos constituintes das inscrições que contribuem ou obstaculizam o desenvolvimento do letramento gráfico. Essa compreensão será fundamental para o delineamento das atividades didáticas mencionadas e será buscada a partir do uso do quadro analítico para inscrições que acompanham textos científicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA, MIKEAS SILVA; POZZER, LILIAN; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Use of Interrupted Case Studies to Teach Scientific Communication: Examples from the Effects of Mining on Water Resources in Brazil. Journal of Chemical Education, v. N/A, p. 10-pg., . (18/23809-3, 20/14789-9)
MIKEAS SILVA DE LIMA; SALETE LINHARES QUEIROZ. MODELO SEMIÓTICO DE LEITURA DE INSCRIÇÕES: APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM QUÍMICA. Química Nova, v. 43, n. 7, p. 987-997, . (18/23809-3, 18/23819-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Mikeas Silva de. Letramento gráfico associado à argumentação científica no ensino superior de Química. 2023. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.