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Letramento gráfico associado à argumentação no ensino superior de Química

Processo: 18/23809-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2019
Vigência (Término): 31 de julho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Mikeas Silva de Lima
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Argumentação   Ensino superior   Química   Letramento   Discurso

Resumo

O letramento gráfico pode ser entendido como o conhecimento para lidar com inscrições, que são representações visuais materiais, tais como, gráficos, fotografias, mapas, diagramas, esquemas, equações e tabelas, que retratam objetos e fenômenos de estudo da Ciência. Assim como são muitas as dificuldades encontradas pelos alunos na leitura e interpretação de inscrições, não é recorrente a participação dos mesmos em discursos argumentativos em aulas de Ciências. Em contraponto, a literatura aponta como desejável a realização, em ambientes de ensino, de práticas científicas autênticas que exijam a associação das referidas habilidades (letramento gráfico e argumentação), uma vez que estas apresentam potencial para promover, além de uma leitura e interpretação satisfatória de inscrições, a criticidade frente às mesmas. O presente projeto tem como objetivo desenvolver e analisar atividades didáticas no ensino superior de Química que tragam em seu bojo práticas científicas autênticas e que apresentem esse duplo viés. Nessa perspectiva, serão buscadas respostas para as seguintes questões de pesquisa: qual a extensão do letramento gráfico dos estudantes a partir da realização das atividades didáticas propostas? Qual a qualidade dos argumentos elaborados pelos estudantes a partir da realização das atividades didáticas propostas? Em que medida as atividades didáticas propostas favorecem o desenvolvimento do letramento gráfico, em uma perspectiva crítica? A base teórica para a realização das análises fundamenta-se em trabalhos sobre leitura de inscrições e sobre níveis epistêmicos de argumentação. Temos ainda como objetivo investigar as características das inscrições presentes em livros didáticos usualmente empregados por graduandos em química no Brasil, assim como daquelas presentes em artigos originais de pesquisa da área, escritos em língua portuguesa. Dessa forma, buscamos a compreensão sobre a existência de elementos constituintes das inscrições que contribuem ou obstaculizam o desenvolvimento do letramento gráfico. Essa compreensão será fundamental para o delineamento das atividades didáticas mencionadas e será buscada a partir do uso do quadro analítico para inscrições que acompanham textos científicos. (AU)