Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação (Etno)matemática nas tribal colleges estadunidenses

Processo: 18/24130-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 08 de dezembro de 2019
Vigência (Término): 07 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Harryson Júnio Lessa Gonçalves
Beneficiário:Harryson Júnio Lessa Gonçalves
Anfitrião: Ana Lucia Braz Dias
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Local de pesquisa : Central Michigan University (CMU), Estados Unidos  
Assunto(s):Educação matemática   Educação comparada

Resumo

A presente proposta de pesquisa - qualitativa, cunho exploratório e descritivo - destina-se a realização de estágio de pesquisa (curta duração) na Central Michigan University, localizada em Mount Pleasant (MI) com o objetivo de discutir aspectos normativos e teóricos que substanciam a organização curricular das Tribal Colleges nos Estados Unidos da América (EUA) evidenciando a perspectiva cultural dada à matemática nesses cursos. Para tanto, serão realizados estudos documentais de currículos (normativos e moldados) que farão parte de uma investigação maior pautada nos pressupostos da Educação Comparada. Para análise dos dados, prevemos nos utilizar da análise de conteúdo.