Bolsa 18/24327-2 - Produção musical, Sociologia do trabalho - BV FAPESP
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Tá patrão: um estudo sobre trabalho artístico-musical no funk ostentação em São Paulo

Processo: 18/24327-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2019
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Liliana Rolfsen Petrilli Segnini
Beneficiário:Marcos Roberto Mariano Pina
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/12570-2 - Um estudo comparativo entre o trabalho musical no funk de São Paulo e no rap da região parisiense, BE.EP.PD
Assunto(s):Produção musical   Sociologia do trabalho   Funk   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Funk Ostentação | Mcs | Produção Musical | Trabalho Arstístico-Musical | Sociologia do Trabalho

Resumo

A pesquisa proposta tem como objetivo principal analisar como se organizam as relações de trabalho dos músicos que compõem e/ou interpretam as músicas do estilo musical funk ostentação na cidade de São Paulo. O contato com o público ocorre, sobretudo, por meio de plataformas virtuais de comunicação e/ou de apresentações ao vivo, em casas de espetáculo e bailes de rua, também chamados de pancadões. Pretende-se analisar como a estética e o discurso do funk ostentação consolidam um mercado do funk, despontando como alternativa promissora de inserção econômica no cenário da produção musical para uma parcela de jovens, homens em sua maioria, moradores das periferias urbanas. Os MCs (como são denominados estes músicos) assumem uma posição de protagonismo como criadores de tendências, reforçando um modelo de vida por meio das letras das músicas, cujos enredos gravitam em torno do incentivo ao consumo de mercadorias de luxo, que é observado como medida do valor dos sujeitos. As músicas projetam personagens cujas trajetórias estavam antes restritas aos chamados 9 territórios de pobreza : agora inscritos no âmago da sociedade de consumo. O acesso ao dinheiro assume então um papel como denominador comum, onde as representações sociais de centro e periferia se encontram. A partir das discussões teórico-metodológicas sobre trabalho artístico-musical, pretende-se analisar os sentidos que são atribuídos à categoria trabalho no funk ostentação, atentando para influência dos marcadores de classe social, gênero e geração na construção das trajetórias familiares, educacionais e profissionais dos MCs. A metodologia prevista será qualitativa, contemplando um esforço etnográfico de acompanhamento das apresentações em casas de espetáculo e bailes de rua, entrevistas com interlocutores-chave e análise das letras das músicas, consideradas como veículos de representação legítimos dos valores que influenciam na organização cotidiana da atividade.

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