Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da termoterapia na produtividade de cana-de-açúcar, no escape de Leifsonia xyli subsp. xyli em função de sua concentração e detecção precoce pelos diferentes métodos diagnósticos

Processo: 19/11424-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2019
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Alfredo Seiiti Urashima
Beneficiário:Maysa Mariano Aguiar de Oliveira
Instituição-sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Fitopatologia   Produção vegetal   Saccharum   Raquitismo das soqueiras   Leifsonia xyli   Sorologia   Reação em cadeia por polimerase (PCR)

Resumo

O raquitismo-das-soqueiras (RSD), causada pela bactéria fastidiosa Leifsonia xyli subsp. xyli (Lxx), é considerado a principal doença da cana-de-açúcar devido à dificuldade de identificação no campo, o que dificulta o seu controle. No Brasil, informação sobre o impacto dessa doença na produtividade das canas é limitada, embora esteja disseminada em todos estados e variedades. Os principais métodos de controle de RSD são exame diagnóstico e/ou tratamento térmico dos materiais propagativos. No Brasil, o exame diagnóstico emprega sorologia dos fluídos vasculares devido a facilidade logística de transporte, capacidade de analisar grande número de amostras e custo acessível ao setor produtivo. Mas seu nível de detecção é de 106UFC/mL, não se conhecendo o impacto na produtividade em níveis não detectados de Lxx. A termoterapia também tem alguns aspectos importantes a serem esclarecidos. Isso porque o binômio 52°C/30 min ainda é muito empregado no país por permitir tratamento de um número maior de material propagativo em relação a 50°C/2h, embora apresente escape em altas concentrações do patógeno. Assim, conhecer as consequências desses escapes é fundamental para aumentar os métodos de controle de RSD. Se essa consequência for significativa, o passo seguinte seria a detecção precoce de Lxx resultante desse escape. Pelo exposto, o presente trabalho tem os seguintes objetivos: a) examinar se o escape do exame diagnóstico e da termoterapia curta vai ter efeito na produtividade de cana-de-açúcar; b) qual o nível de escape da termoterapia em função da concentração de Lxx no material propagativo; c) quão precoce o escape de Lxx do exame diagnóstico e da termoterapia pode ser detectado pelos métodos sorológico e molecular?