Busca avançada
Ano de início
Entree

Violência contra a mulher: um estudo da cobertura noticiosa do Jornal da Cidade (JC) de Bauru-SP

Processo: 18/19512-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Maria Cristina Gobbi
Beneficiário:Michelly Neris Alves
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Jornalismo   Narrativa   Memória coletiva   Estudos de gênero   Feminismo   Violência contra a mulher   Bauru (SP)

Resumo

Este estudo integra o Projeto Memórias, desenvolvido no âmbito das atividades do grupo de pesquisa PCLA (Pensamento Comunicacional Latino-americano), que objetiva inventariar criticamente o conhecimento midiático produzido na região do Centro-Oeste Paulista. Nesta etapa, o desafio é o de estabelecer a relação da memória com o jornalismo, através das questões que envolvem gênero, violência e agenda midiática, estudando a violência contra a mulher a partir da cobertura jornalística do Jornal da Cidade (JC), Bauru, localizada na região do Centro-Oeste Paulista. Por meio da revisão bibliográfica e documental, buscar-se-á descrever a história do veículo e sua importância para a região. Para a análise da cobertura do JC sobre a temática da violência contra mulher, vem sendo realizado um estudo exploratório nos arquivos da publicação, objetivando delimitar o período da pesquisa e as categorias que serão definidas para o procedimento da análise de conteúdo. A partir dos resultados obtidos na sistematização dos dados, a Transmetodologia será utilizada como camada de diagnóstico qualitativo. Os resultados iniciais do trabalho empírico já permitem assinalar que serão utilizados textos (artigos, editorial, reportagem etc.), fotos, e outras imagens presentes na publicação, no período a ser analisado. O resultado final deve apontar como o Jornal da Cidade constrói a sua narrativa nos casos de violência contra a mulher, possibilitando compreender como vítima e agressor são retratados na imprensa local. Do mesmo modo será possível mapear, na região de Bauru, os espaços de concentração desses casos e o tipo de violência, visto que não foi localizado até o momento nenhum levantamento sistematizado dessas informações.