Busca avançada
Ano de início
Entree

Quem ensina Matemática nos cursos de Pedagogia? O perfil do professor formador das instituições públicas do estado de São Paulo

Processo: 19/10135-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2019
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Klinger Teodoro Ciríaco
Beneficiário:Cicero Augusto dos Santos
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Educação matemática   Pedagogia

Resumo

Estima-se, com o desenvolvimento desta intenção de estudo, mapear o perfil acadêmico-profissional dos professores que ensinam Matemática em cursos de Pedagogia, bem como caracterizar os processos empreendidos à formação matemática e/ou para o ensino desta na licenciatura em questão. Partimos do princípio de que torna-se preciso investigar quem é o formador, uma vez que, a correlação entre suas práticas e as formas de conceber ensino e aprendizagem podem interferir, de modo significativo, nas atitudes de futuros docentes em relação a este campo do conhecimento escolar. Para este fim, o delineamento metodológico far-se-á com uma abordagem qualitativa de caráter descritivo analítico em que a análise de conteúdo será fundamental ao tratamento dos dados. As informações necessárias ao desenvolvimento do estudo serão recolhidas com base na análise documental das ementas das disciplinas de "Fundamentos e Metodologias do Ensino de Matemática", dos planos de ensino e ainda a partir de um questionário que será aplicado com os professores responsáveis pelas disciplinas de Matemática nos cursos de Pedagogia. Em termos de resultados, acreditamos que a proposta apresenta-se rica e promissora ao se propor detalhar/caracterizar/mapear qual é o profissional que forma o professor que ensinará Matemática nos primeiros anos de escolarização.