Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da influência das alterações posturais na dor lombar em gestantes com Diabetes tipo 1

Processo: 18/13876-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2019
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Elaine Caldeira de Oliveira Guirro
Beneficiário:Vanessa Ellen Gonçalves
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Gestantes   Dor lombar   Postura   Diabetes mellitus tipo 1   Inquéritos e questionários

Resumo

A gestação desencadeia significativas alterações fisiológicas e biomecânicas, que interferem na postura e presença de dor lombar. Quando associada ao diabetes mellitus, essas modificações podem ser ainda mais agravantes. O objetivo desse estudo é avaliar em gestantes no 3º trimestre, a influência do diabetes mellitus tipo 1, nas alterações posturais correlacionadas a dor lombar. Para tanto, serão avaliadas 40 mulheres divididas em dois grupos iguais (n=20): gestantes com diabetes tipo 1 (GDM1) e gestantes sem a doença (GSD). Será avaliada a postura, oscilação ântero-posterior pela baropodometria e aplicado os questionários Oswestry Disability Index (ODI) e Pregnancy Physical Activity Questionnaire (PPAQ), correlacionando-os ao nível de atividade física e incapacidade funcional oferecida pela dor quando presente. As pressuposições de normalidade e de homocedasticidade entre as variâncias dos dados serão verificadas por meio dos testes estatísticos de Shapiro-Wilk e de Levene. Posteriormente, os efeitos dos grupos serão observados aplicando-se a Shapiro-Wilk, seguido do teste post-hoc de Tukey. Os dados que não atenderem as exigências dos métodos paramétricos, serão aplicados os testes de Kruskal-Wallis, seguido do Mann-Whitney com correção de Bonferroni (±=0,0056). O teste de Wilcoxon será utilizado para analisar a comparação entre os dados pareados. Para verificar o grau de associação entre as variáveis antropométricas e baropodométricas será aplicada a correlação de Spearman. Em todas as análises será considerado o nível de significância alfa=5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALERIO, PAOLA MARINI; GONCALVES, VANESSA ELLEN; ZORDAO, CATARINA CLAPIS; REZENDE, MONIQUE SILVA; DANTAS MOISES, ELAINE CHRISTINE; DE OLVEIRA GUIRRO, ELAINE CALDEIRA. Influence of type 1 diabetes on the postural control of women in the third gestational trimester. CLINICAL BIOMECHANICS, v. 77, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.