Bolsa 19/09260-1 - Imunoterapia, Vacinação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Ligantes de Dectina-1 como agentes imunoestimulantes em estratégia de vacinação contra a criptococose experimental

Processo: 19/09260-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2019
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2020
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Thiago Aparecido da Silva
Beneficiário:Letícia Serafim da Costa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Imunoterapia   Vacinação   Resposta imune   Adjuvantes   Criptococose   Cryptococcus gattii
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adjuvante | Cryptococcus gattii | Dectina-1 | imunoterapia | Vacvina | Glicobiologia

Resumo

Os principais gêneros ou espécies de fungos com importância na saúde pública global referente às últimas décadas, são: Aspergillus, Candida, Cryptococcus, Pneumocystis jirovecii, e Histoplasma capsulatum. No caso do Cryptococcus gattii, apresenta importante relevância por acometer indivíduos imunocomprometidos e indivíduos saudáveis. Com isso, C. gattii possui processos adicionais para subverter a atuação de células da imunidade inata e adaptativa do hospedeiro como, por exemplo, ao bloquearem as respostas de perfil Th1 e Th17. A diversidade de PAMPs existentes na superfície de C. gattii é um importante componente que favorece a subversão da resposta imunitária do hospedeiro. Para contornar essa situação, há importantes estudos que demonstram a eficácia da estratégia de vacinação contra a criptococose, no entanto são necessários protocolos de imunização mais eficazes na eliminação de C. gattii. Assim, a proposta atual visa avaliar o efeito de agonistas de Dectina-1 como agentes imunoestimulantes em uma estratégia vacinal contra a infecção por C. gattii. A ativação celular via Dectina-1 contribui no desenvolvimento de uma resposta imune específica frente a vários patógenos, e os agonistas de Dectina-1 tem sido utilizado como adjuvantes em protocolo vacinal contra bactérias e vírus. Sendo assim, propusemos associar os agonistas (peptídeo ²-glucano e partículas ²-glucanos) de Dectina-1 com a forma leveduriforme inativada de C. gattii como uma estratégia de vacinação contra a criptococose experimental. Esse composto vacinal será administrado via intranasal em camundongos BALB/c em três períodos distintos com intervalo de uma semana. Após 7, 14 e 21 dias da última vacinação, o sangue, pulmão, cérebro e/ou baço serão coletados para análise do perfil de resposta imunitária do hospedeiro gerado pelo composto vacinal e também analisar o título sérico de anticorpos anti-GXM. Em seguida, essa estratégia imunoterapêutica será aplicada e os animais serão desafiados com C. gattii, após 21 dias de infecção a carga fúngica e o perfil da resposta imunológica do hospedeiro serão avaliados, além de outros fatores. Os dados gerados abrem perspectivas de gerar uma forma inovadora de imunizar o hospedeiro contra C. gattii através da expressão de antígeno de C. gattii conjugado ao agonista de Dectina-1, sendo um aperfeiçoamento do protocolo de imunização da atual proposta.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS OLIVEIRA-BRITO, PATRICIA KELLEN; DE CAMPOS, GABRIELA YAMAZAKI; GUIMARAES, JULIA GARCIA; DA COSTA, LETICIA SERAFIM; DE MOURA, EDANIELLE SILVA; LAZO-CHICA, JAVIER EMILIO; ROQUE-BARREIRA, MARIA CRISTINA; DA SILVA, THIAGO APARECIDO. Adjuvant Curdlan Contributes to Immunization against Cryptococcus gattii Infection in a Mouse Strain-Specific Manner. VACCINES, v. 10, n. 4, p. 26-pg., . (19/13979-1, 19/09261-8, 18/18538-0, 19/09260-1, 18/19949-4, 16/04877-2, 18/21708-5, 19/26074-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.