Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de materiais contendo macro e micronutrientes para liberação programada: uma agricultura sustentável

Processo: 19/02793-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2019
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Roselena Faez
Beneficiário:Camila Gruber Chiaregato
Instituição-sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura sustentável   Micronutrientes   Macronutrientes   Spray drying

Resumo

Incentivar o desenvolvimento de uma agricultura sustentável é muito importante para diminuir os impactos negativos do uso excessivo do solo. Dessa forma, o uso de materiais inteligentes que liberam nutrientes de forma prolongada, em conjunto com políticas sustentáveis, pode contribuir para atingir uma agricultura sustentável. É interessante que estes materiais sejam obtidos através de processos verdes e que utilizem materiais biodegradáveis em suas formulações. A partir dessa premissa, objetiva-se desenvolver materiais com macro e micronutrientes em uma mesma formulação, onde serão produzidas microesferas de amido carreadas com micronutrientes através da técnica spray drying, e, adicionadas à uma matriz de PVA com macronutrientes através do processamento térmico. Através desta metodologia, espera-se que os macronutrientes sejam liberados primeiro, e, após os micronutrientes, por estarem revestidos com uma camada de amido. Os materiais desenvolvidos serão avaliados quanto a liberação dos nutrientes em água e solo, bem como caracterizados de forma estrutural, térmica e morfológica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHIAREGATO, CAMILA GRUBER; FAEZ, ROSELENA. Micronutrients encapsulation by starch as an enhanced efficiency fertilizer. Carbohydrate Polymers, v. 271, . (19/02535-5, 19/02793-4)
CHIAREGATO, CAMILA GRUBER; FRANCA, DEBORA; MESSA, LUCAS LUIZ; PEREIRA, TAMIRES DOS SANTOS; FAEZ, ROSELENA. review of advances over 20 years on polysaccharide-based polymers applied as enhanced efficiency fertilizer. Carbohydrate Polymers, v. 279, . (14/06566-9, 19/02793-4, 18/03235-2, 17/24595-4, 19/02535-5, 17/03980-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHIAREGATO, Camila Gruber. Desenvolvimento de materiais contendo macro e micronutrientes para liberação programada: uma agricultura sustentável. 2021. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos (FZE/BT) Pirassununga.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.