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Literaturas de língua inglesa: representações e sistematizações do ensino

Processo: 18/22950-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sérgio Fabiano Annibal
Beneficiário:Patrícia Dalla Torre
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de língua estrangeira   Língua inglesa   Formação de professores   Currículos e programas   Licenciatura   Letras

Resumo

Esta pesquisa de Mestrado consiste em investigar como o ensino de literaturas de língua inglesa está representado e sistematizado pela proposta curricular do curso de Licenciatura em Letras da UNESP, campus de Assis. Para tal investigação, o corpus respalda-se nos planos de ensino das disciplinas de literaturas anglófonas, vigentes entre 1997 a 2017. Com base na análise documental e na perspectiva metodológica de representações sociais, serão debatidas as principais tendências teóricas, críticas e de obras literárias. Estes elementos revelam uma identidade e cultura local ao perpassarem o fenômeno de formação docente e noções de currículo. Com a finalidade de reforçar subsídios de análise, pretende-se compreender, ainda, os aspectos socioculturais do ensino de literatura em uma universidade anglófona, por meio de estágio no exterior. Por fim, com o intuito de contribuir para a história e memória do curso, bem como para o acervo documental da Faculdade de Ciências e Letras, serão arquivados no CEDAP (Centro de Documentação e apoio à Pesquisa) os planos de ensino e suas análises. Portanto, essa busca das representações e sistematizações do ensino de literatura faz-se possível para que se promovam resultados e intervenções reflexivas plausíveis à temática em questão. Acredita-se que esta discussão se caracteriza, hoje, pertinente ao papel social da literatura e do ensino aliados à universidade pública. (AU)