Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto de overdentures retidas por um único implante central mandibular sobre o limiar de deglutição, qualidade de vida e fala de idosos edêntulos

Processo: 18/23013-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2019
Vigência (Término): 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Renata Cunha Matheus Rodrigues Garcia
Beneficiário:Ingrid Andrade Meira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Odontologia   Deglutição   Arcada edêntula   Fala   Prótese total   Qualidade de vida   Idosos   Qualidade dos medicamentos   Métodos de análise   Avaliação da conformidade   Método de Monte Carlo

Resumo

A Prótese Total (PT) mandibular é alvo de frequentes queixas dos pacientes, principalmente de idosos com perda de altura óssea, devido a sua insuficiente retenção e estabilidade, causando desconforto e limitação não somente da função mastigatória, queixa principal dos pacientes, mas também na fala dos seus usuários. Esses aspectos influenciam diretamente a qualidade de vida, importante parâmetro para avaliação do sucesso do tratamento protético. O advento do tratamento protético implanto-retido proporcionou melhora significativa nas condições de retenção e estabilidade da PT mandibular. Nesse contexto, em meados dos anos noventa, foi proposto um protocolo simplificado de overdenture retida apenas por um único implante instalado na região de sínfise mentoniana (SIO). Diante disso, não há na literatura científica informações sobre o impacto que a SIO pode proporcionar no limiar de deglutição e na fala de idosos edêntulos, assim como, a percepção desses pacientes em relação ao movimento rotacional posterior da PT e SIO. Portanto, o objetivo deste estudo é comparar o limiar de deglutição, satisfação com a fala, o movimento rotacional posterior das próteses mandibulares, qualidade de vida e os aspectos relacionados à fala, como as características fonoarticulatórias, padrão de movimento mandibular e espaço funcional livre de pronúncia de idosos reabilitados inicialmente com PTs convencionais, e posteriormente, com SIOs. Serão selecionados 18 voluntários com idade superior a 60 anos, usuários de PTs duplas. Inicialmente, serão realizadas todas as avaliações com os usuários usando as PTs antigas (baseline). Em seguida, serão confeccionadas novas PTs maxilares e mandibulares, após adaptação e dois meses de uso, todas as variáveis serão mensuradas (T0). Na etapa seguinte, os mesmos voluntários serão submetidos à instalação de um único implante na região central mandibular. Após o período de osseointegração, as PTs mandibulares serão transformadas em overdentures. As variáveis serão mensuradas novamente após dois meses de instalação da overdenture mandibular (T1). Os resultados coletados serão submetidos à análise estatística utilizando os testes adequados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MEIRA, INGRID ANDRADE; PINHEIRO, MAYARA ABREU; PRADO-TOZZI, DANIELA ALMEIDA; CACERES-BARRENO, ANDRES HUMBERTO; DE MORAES, MARCIO; RODRIGUES GARCIA, RENATA CUNHA MATHEUS. peech and the swallowing threshold in single implant overdenture wearers: A paired control stud. Journal of Oral Rehabilitation, v. 48, n. 11, . (18/23013-4, 17/11098-2)
PINHEIRO, MAYARA A.; MEIRA, INGRID A.; MAGNO, MARCELA B.; MAIA, LUCIANNE C.; RODRIGUES GARCIA, RENATA C.. Masticatory function improvement with the use of mandibular single-implant overdentures in edentulous subjects: a systematic literature review. MINERVA STOMATOLOGICA, v. 69, n. 4, p. 256-268, . (18/23013-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MEIRA, Ingrid Andrade. Influência de próteses sobre implantes sobre a fala e limiar de deglutição de idosos edêntulos. 2021. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.