Busca avançada
Ano de início
Entree

In loco: representações do espaço de trabalho do laboratório de melhoramento de plantas da ESALQ/USP como divulgação científica

Processo: 19/07344-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Vigência (Início): 01 de julho de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Germana Fernandes Barata
Beneficiário:Angélica Franceschini Ghilardi
Instituição-sede: Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenadoria de Centros e Núcleos Disciplinares (COCEN). Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI), Brasil  
Assunto(s):Agricultura   Mídia digital   Fotografias   Divulgação científica   Jornalismo científico   Fotografia

Resumo

Os tópicos de pesquisa, os cientistas, os espaço de produção de ciência do Laboratório de Melhoramento de Plantas (LMP), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Universidade de São Paulo (USP) serão explorados em ensaios fotográficos para a composição de foto-narrativas dirigidas para as mídias digitais (redes social e blog). O objetivo é dialogar com a sociedade para promover a cultura e o letramento científicos. As imagens ao mesmo tempo que comunicam, geram reflexão crítica sobre tópicos polêmicos relacionados à agricultura, entre eles interação planta-patógeno e estresse ambiental. Neste projeto de pesquisa jornalística, queremos quebrar estereótipos, mudar a percepção sobre cientistas e o modo de fazer ciência, além de aproximar cientista e sociedade como forma de fortalecer a democracia e a cidadania. A iniciação ao jornalismo científico e a participação em uma equipe multidisciplinar permitirá à candidata experienciar novas formas da comunicação social e aplicar conceitos e técnicas do curso de graduação em midialogia.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.