Bolsa 19/15587-3 - Geoquímica, Oceanografia química - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação de crostas de ferromanganês e história de fosfatização no Rio Grande Rise

Processo: 19/15587-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 15 de setembro de 2019
Data de Término da vigência: 14 de março de 2020
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Geológica
Pesquisador responsável:Luigi Jovane
Beneficiário:Mariana Benites
Supervisor: James R. Hein
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Pacific Coastal and Marine Science Center (PCMSC), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:18/05114-8 - Crostas de ferro e manganês e fosforitas da Elevação do Rio Grande, BP.DR
Assunto(s):Geoquímica   Oceanografia química   Evolução química   Depósitos minerais   Métodos de análise
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ferromanganese crusts | Marine mineral deposits | oceanic seamounts | phosphatization | Rio Grande Rise | Geoquímica Marinha

Resumo

Pouco se sabe sobre a origem e evolução dos depósitos de minerais da Elevação de Rio Grande (ERG), uma das maiores elevações oceânicas no Atlântico Sul. Ela abriga pelo menos três tipos de depósitos minerais marinhos - crostas ferromanganesíferas, fosforitas e ironstones - dos quais os dois primeiros podem ser de valor econômico. Dois cruzeiros de pesquisa foram feitos na ERG e nós coletamos e descrevemos muitas amostras desses três tipos de depósitos minerais marinhos. O projeto de doutorado ao qual esta proposta de estágio está vinculada já produziu uma grande variedade de dados analíticos significativos. No entanto, é fundamental produzir dados de idade com base em técnicas analíticas isotópicas e geoquímicas que não estão disponíveis no Brasil, bem como receber assessoria e treinamento em análises de dados por pesquisadores experientes no campo de minerais marinhos. Para isso, é proposto um estágio de pesquisa no United States Geological Survey sob a supervisão do Dr. James Hein, que tem trabalhado em minerais marinhos nas últimas décadas e tem uma produção de mais de 500 artigos e resumos nesta área. O trabalho realizado no estágio de pesquisa permitirá abordar questões relevantes para entender a origem e evolução dos depósitos minerais na RGR, bem como em parte a história da RGR em geral. Desta forma, o projeto de estágio proposto será de extrema importância para atingir os principais objetivos do Projeto Temático FAPESP Marine E-tech, que é o de compreender a formação de depósitos de ferromanganês em montes submarinos, em especial na Elevação de Rio Grande. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BENITES, MARIANA; HEIN, JAMES R.; MIZELL, KIRA; FARLEY, KENNETH A.; TREFFKORN, JONATHAN; JOVANE, LUIGI. eochemical insights into formation of enigmatic ironstones from Rio Grande rise, South Atlantic Ocea. MARINE GEOLOGY, v. 444, . (19/15587-3, 14/50820-7, 18/17061-6, 18/05114-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.