Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da sinalização da leptina no hipotálamo dorsomedial na permeabilidade das vias aéreas superiores durante o sono

Processo: 19/13249-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2019
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luiz Guilherme de Siqueira Branco
Beneficiário:Mateus Ramos Amorim
Supervisor no Exterior: Vsevolod Polotsky
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: Johns Hopkins University (JHU), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:17/09878-0 - Efeito da estimulação vagal durante desafio imune por LPS em ratos normotensos e espontaneamente hipertensos, BP.PD
Assunto(s):Leptina   Apneia   Obesidade   Respiração

Resumo

A apneia obstrutiva do sono (AOS) é um distúrbio respiratório grave, caracterizado por obstrução periódica das vias aéreas superiores durante o sono, com eventual impacto nos sistemas cardiovascular, respiratório bem como em marcadores inflamatórios. A AOS e suas complicações respiratórias críticas podem estar associadas à síndrome da hipoventilação por obesidade. Estudos anteriores documentaram o papel da leptina, um hormônio produzido no tecido adiposo, como um potente estimulante respiratório. Evidencias experimentais indicam também que a leptina pode ser um candidato terapêutico promissor para o tratamento da AOS. Uma isoforma do receptor longo de leptina, LepRb, foi detectada no hipotálamo dorsomedial (DMH), um núcleo crítico que recebe informações de sistemas que monitoram a disponibilidade de alimentos. Uma grande propoção dos neurônios do DMH expressa o receptor de melanocortina 4 (MCR4) e, por essa razão, o MCR4 (+) no DMH é um alvo terapêutico altamente relevante para a AOS. No presente projeto de pesquisa, testaremos a hipótese de que a leptina regula a permeabilidade das vias aéreas superiores atuando no hipotálamo em um modelo experimental de AOS.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMORIM, MATEUS R.; DERGACHEVA, OLGA; FLEURY-CURADO, THOMAZ; PHO, HUY; FREIRE, CARLA; MENDELOWITZ, DAVID; BRANCO, LUIZ G. S.; POLOTSKY, VSEVOLOD Y. The Effect of DREADD Activation of Leptin Receptor Positive Neurons in the Nucleus of the Solitary Tract on Sleep Disordered Breathing. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 22, n. 13 JUL 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.