Busca avançada
Ano de início
Entree

Roberto Cardoso de Oliveira e a cooperação da antropologia latino-americana: uma análise dos documentos produzidos no CIESAS (México)

Processo: 19/11151-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2019
Vigência (Término): 22 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Christiano Key Tambascia
Beneficiário:Amanda Gonçalves Serafim
Supervisor no Exterior: Mariano Baez Landa
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACYT), México  
Vinculado à bolsa:17/26452-6 - "ABRAÇOS do velho": uma análise do fundo Roberto Cardoso de Oliveira, BP.MS
Assunto(s):Documentos   História da antropologia

Resumo

Essa investigação tem como objetivos continuar a reflexão sobre a trajetória intelectual de Roberto Cardoso de Oliveira, que até esse momento da pesquisa estava centrada em suas contribuições para a antropologia brasileira, mas que contém alcances que ultrapassam esses limites. A investigação no México terá como foco os documentos que Cardoso de Oliveira produziu em suas viagens ao país e que estão guardados no Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS), e que contará também com entrevistas de pessoas que tiveram uma relação com o antropólogo, que possam contribuir sobre sua trajetória e ajudarão na investigação. Os resultados desse intercâmbio se somarão ao trabalho desenvolvido no Brasil e se espera alcançar contribuições para a reflexão sobre a história da antropologia e das relações da disciplina no Brasil, México e América Latina, além de uma nova perspectiva sobre a trajetória de Cardoso de Oliveira e das etnografias produzidas nos arquivos.