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Paratexto de livros escolares de português: língua, escrita e ensino de escrita (1930-2002)

Processo: 19/14049-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2019
Vigência (Término): 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Manoel Luiz Gonçalves Corrêa
Beneficiário:Cristian Henrique Imbruniz
Supervisor no Exterior: Fraenkel Beatrice
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Centre Maurice Halbwachs, França  
Vinculado à bolsa:17/24562-9 - Manuais de redação e ensino de escrita no período de 1930 a 2002: um estudo linguístico-discursivo, BP.MS
Assunto(s):Escrita

Resumo

O objetivo deste projeto é detectar as concepções de (1) língua; (2) escrita; e (3) ensino de escrita em prefácios e intertítulos (paratextos) de oito livros escolares de português, publicados entre 1930 e 2002. Para tanto, tomamos como base teórica geral os estudos em Linguística aplicada numa perspectiva discursiva e, como base mais específica, os conceitos de estranhamento (GINZBURG, 2001 [1998]) e ato de escrita (FRAENKEL, 2007; 2018), elaborados, respectivamente, nos campos da História e da Antropologia da escrita. Propomos a análise dos paratextos em seus aspectos gráfico-editoriais, em particular, quanto aos seus grafismos e atos de escrita.