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Intergeracionalidade das práticas de disciplina parentais: fatores que mantêm e fatores que quebram esse ciclo

Processo: 19/02915-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2019
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Sabrina Mazo D Affonseca
Beneficiário:Raquel Salvadori Sarmento
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Infância   Parentalidade   Relações entre gerações   Relações pais-criança   Ambiente familiar

Resumo

Os comportamentos de disciplina e a maneira de se educar os filhos tendem a ser passados de geração em geração, em que os indivíduos reproduzem com seus filhos os comportamentos que seus pais emitiam na sua educação. O presente estudo tem como objetivo verificar os fatores que contribuem para a manutenção e para o rompimento da intergeracionalidade das práticas de disciplina parentais. O estudo contará com um grupo de cerca de 50 pais de crianças de 3-6 anos, recrutados em uma escola de educação infantil e em redes sociais. Primeiramente, serão coletados dados de caracterização e dados sobre as práticas de disciplina recebidas na infância dos participantes e as que eles aplicam na educação dos filhos. Espera-se que os participantes reproduzam com seus filhos as práticas de disciplina parentais que seus pais utilizaram em sua educação e, também, espera-se que os fatores relacionados com a manutenção/rompimento do ciclo intergeracional estejam associados ao modelo de família; ao acesso à informação; ao suporte do companheiro e/ou à situação socioeconômica e educacional.

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