Busca avançada
Ano de início
Entree

Entendimentos e experiências de jovens brasileiros sobre o nexo alimentos-água-energia: suportes e análises quantitativas

Processo: 18/25833-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2020
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:José Antônio Perrella Balestieri
Beneficiário:Luana de Souza Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento sustentável   Sustentabilidade urbana   Educação ambiental   Coleta de dados   Análise quantitativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Quantitativa | classificação geográfica e socioeconômica | Educação para Sustentabilidade (EfS) | nexo alimentos-água-energia | Educação para a Sustentabilidade

Resumo

O nexo alimentos-água-energia é uma proposta de abordagem recente no campo da sustentabilidade. Essa abordagem enfatiza as cadeias de interdependência e contingenciamentos contra uma lógica, ainda hegemônica, de planejamento e ações fechados em setores. A busca por compreender quais as formas de apreensão do nexo alimentos-água-energia por jovens brasileiros é objetivo de um projeto temático sob coordenação do proponente desta Iniciação Científica. A coleta de dados foi realizada em 39 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte por meio de uma survey com uma amostra de mais de 3700 respondentes. Como desdobramento do projeto temático - que se encerrará em abril de 2019 e utilizando os dados já levantados - a presente proposta de IC tem como objetivo geral contribuir na análise, por meio de uma abordagem quantitativa, sobre os entendimentos, as experiências e as participações de jovens no nexo alimentos-água-energia. Mais especificamente, propõe identificar diferenças significativas segundo classificações geográficas e socioeconômicas distintas. Esse conhecimento é considerado importante por possibilitar orientar políticas públicas, especialmente as relacionadas à Educação para a Sustentabilidade. Quando integrada à abordagem qualitativa - para a qual se está solicitando outra bolsa de IC - espera-se como resultado a identificação das particularidades relacionadas a diversas taxinomias das cidades, sub-regiões e localidades. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)