Bolsa 19/07237-2 - Patrimônio cultural, Patrimônio industrial - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Conjunto ferroviário da estação de Campinas: levantamento da percepção da população do entorno sobre o bem patrimonial protegido

Processo: 19/07237-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2019
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2021
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Pesquisador responsável:Eduardo Romero de Oliveira
Beneficiário:Brenda Letícia Lichewiski dos Santos
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rosana. Rosana , SP, Brasil
Assunto(s):Patrimônio cultural   Patrimônio industrial   Patrimônio ferroviário   Educação patrimonial   Participação da comunidade   Entrevistas (psicologia)   Campinas (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Lazer | Participação da Comunidade | patrimonio cultural | Patrimônio Ferroviário | patrimonio industrial | Patrimônio Cultural

Resumo

A presente pesquisa tem como objeto de estudo a Estação de Campinas, situada na cidade de Campinas (SP), um bem já protegido em âmbito municipal pelo Conselho de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (CONDEPHAAT) e tem como objetivo principal identificar a percepção e interações da população residente do entorno sobre a estação, a fim de avaliar os usos adotados ao sítio patrimonial do ponto de vista desta comunidade. Tem-se como objetivos específicos: registrar as percepções e comportamentos da população residente no entorno da estação; identificar os bens protegidos e formas de reuso (ou não) referenciados; e compilar os dados obtidos através da produção de mapas. Como metodologia será utilizado o método de Abordagem e Valorização do Patrimônio, desenvolvido por Silberman e Labrador (2014), que tem como princípio a interpretação como ferramenta para estudar o patrimônio material. Como processos metodológicos, realizar-se-ão: entrevistas semiestruturadas com a população; mapeamento, tour local e o registro visual; consulta ao processo de tombamento e consulta bibliográfica. Como resultado dessa pesquisa, espera-se obter uma listagem de práticas comunitárias culturais e mapeá-las na sua relação com os bens protegidos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, EDUARDO ROMERO; SILVA, M. M.; DE DEUS, JULIA; SANTANA JUNIOR, EVANDRO; COSTA, AMANDA; LARA, ANA PATRICIA; SANTOS, BRENDA; BERATA, THAIS; BUENO, VICTORIA. Social valuation of protected cultural assets: the railway heritage between Jundiai and Campinas (Brazil). INTERNATIONAL JOURNAL OF HERITAGE STUDIES, v. 28, n. 6, p. 19-pg., . (16/15921-2, 20/04479-2, 19/15358-4, 20/04383-5, 17/06220-3, 19/13909-3, 18/23340-5, 19/07237-2)