Busca avançada
Ano de início
Entree

Reprodutibilidade inter e intra avaliador da palpação vaginal bidigital por meio do esquema PERFECT

Processo: 19/10077-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2019
Vigência (Término): 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Patricia Driusso
Beneficiário:Jéssica Gabriela de Godoi Fernandes
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde da mulher   Modalidades de fisioterapia   Reprodutibilidade   Assoalho pélvico   Palpação

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar a reprodutibilidade inter e intra avaliador da palpação vaginal bi digital utilizando o esquema PERFECT. Serão avaliadas 40 mulheres, com idade entre 18 e 35 anos. As participantes responderão à uma anamnese padrão e serão submetidas à avaliação da palpação vaginal, segundo protocolo PERFECT. Cada mulher será avaliada por duas avaliadoras, com intervalo de dez minutos entre as avaliações. Uma das avaliadoras realizará a mesma avaliação na participante uma semana após o primeiro encontro. As voluntárias serão posicionadas em decúbito dorsal, com flexão de quadril e joelho. Após inspeção, a avaliadora introduzirá dois dedos até a segunda falange no canal vaginal da voluntária, para realizar a palpação vaginal, em seguida, será avaliada a contração muscular. Os dados serão analisados de forma descritiva e por meio do teste de coeficiente kappa, erro padrão da medida e menor diferença real. Será adotado um nível de significância de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, JORDANA BARBOSA; DE GODOI FERNANDES, JESSICA GABRIELA; CARACCIOLO, BRUNA RAQUEL; ZANELLO, SARA CAMPANA; DE OLIVEIRA SATO, TATIANA; DRIUSSO, PATRICIA. Reliability of the PERFECT scheme assessed by unidigital and bidigital vaginal palpation. INTERNATIONAL UROGYNECOLOGY JOURNAL, JAN 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.