Busca avançada
Ano de início
Entree

Screening e caracterização de reguladores de Dicer em c. elegans

Processo: 19/14391-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 15 de outubro de 2019
Vigência (Término): 15 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Marcelo Alves da Silva Mori
Beneficiário:Willian Goulart Salgueiro
Supervisor no Exterior: Adam Antebi
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Max Planck Society, Dresden, Alemanha  
Vinculado à bolsa:17/22057-5 - Estudo dos efeitos fisiológicos e da herança transgeracional induzida por dieta rica em colesterol em Caenorhabditis elegans, BP.MS
Assunto(s):Envelhecimento   Dicer   MicroRNAs

Resumo

Nós estamos envelhecendo mais rápido do que nunca antes, tanto que em 2050 é esperado que 22% da população mundial seja composta por pessoas acima de 60 anos. Por isso, hoje mais do que nunca, é importante entender como longevidade e envelhecimento são controlados. Nesse contexto, a via de processamento de miRNA é relevante, pois uma das enzimas que participa nessa via - Dicer - foi descrita por vários estudos como um componente chave no controle do processo de envelhecimento. Dicer e os níveis globais de miRNAs diminuem com o envelhecimento no tecido adiposo de camundongos e em C. elegans, enquanto o nocaute de Dicer específico para o tecido adiposo de camundongos e para C. elegans resultam em envelhecimento acelerado. Reciprocamente, Dicer está relacionada ao aparecimento de doenças metabólicas, tais como diabetes, obesidade e lipodistrofia, da mesma forma que também está relacionada a diferentes tipos de câncer. Para compreender melhor como Dicer é regulada, nós propomos um screen genômico para novos reguladores de Dicer baseado em forwards genetics. Para tanto nós pretendemos screenar um C. elegans transgênico que seja livre de limitações comumente observadas, tais como inibição por transgene e falta de elementos regulatórios endógenos (por exemplo, 5'- e 3'-UTRs). Por fim, para obter dados representativos e em larga escala, nós pretendemos utilizar o biosorter COPAS, o qual não está disponível em nenhum país da América Latina, para separar vermes com expressão diferencial de Dicer de uma maneira rápida, eficiente e imparcial. Seguirão então a caracterização e validação dos alvos identificados. Com isso, esperamos gerar dados valiosos que irão nos ajudar a entender como Dicer é regulada e como pode ser modulada para retardar o envelhecimento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAGA, DEISI L.; MOUSOVICH-NETO, FELIPPE; TONON-DA-SILVA, GUILHERME; SALGUEIRO, WILLIAN G.; MORI, MARCELO A. Epigenetic changes during ageing and their underlying mechanisms. BIOGERONTOLOGY, v. 21, n. 4, SI APR 2020. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.