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Efeito de alteração de cores em dispositivo eletrônico no desempenho e nos movimentos dos olhos durante leitura de crianças com dislexia

Processo: 19/11272-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2019
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:José Angelo Barela
Beneficiário:Isabela de Campos D Auria Herz
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Dislexia   Desempenho psicomotor   Crianças   Visão   Visão de cores   Compreensão da leitura   Dispositivos eletrônicos

Resumo

A tarefa de ler não é trivial, envolvendo diversos aspectos cognitivos e mecanismos de identificar o conjunto de letras e palavras e o significado das mesmas. Um dos mecanismos centrais envolve o uso apropriado de movimentos dos olhos. Estudos têm identificado diferenças na coordenação dos movimentos dos olhos em pessoas com dislexia, especialmente em crianças. Estratégias variadas têm sido propostas e utilizadas para amenizar as dificuldades de leitura e escrita em crianças com dislexia, envolvendo a manipulação da qualidade da apresentação de textos e/ou contexto no qual o texto é apresentado. Nesse sentido, filtros coloridos têm sido empregados provocando melhora no desempenho e fluência da leitura. Entretanto, tais manipulações também têm sido questionadas, pela falta de medidas quantitativas e entendimento dos possíveis mecanismos subjacentes a esse tipo de manipulação. Recentemente, demonstramos que o uso de um filtro verde melhorou o desempenho na leitura de crianças com dislexia. Mais importante, entretanto, foi que a melhora no desempenho na leitura decorreu de diversas características no movimento dos olhos. Com base no conhecimento do efeito do uso de filtros coloridos no desempenho de leitura de crianças com dislexia, algumas tentativas têm surgido para incorporar alteração de cores em dispositivos eletrônicos, extensivamente utilizados para esse fim, alterando a cor da tela e seus componentes. Conforme mencionado, tal implemento tem como base o uso de filtros coloridos, entretanto, nenhuma comprovação ocorreu de possíveis impactos na capacidade de leitura. Portanto, há a necessidade de examinar possíveis efeitos da mudança de cores no desempenho de leitura e na organização da movimentação dos olhos. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é verificar o desempenho da leitura e os movimentos dos olhos em crianças com dislexia com diferentes cores em dispositivo eletrônico. Para tanto, 20 crianças diagnosticas com dislexia serão solicitadas a ler textos sem e com a manipulação de cores, simulando o uso de filtros nas cores alaranjado, verde e azul, variando o especto do comprimento de ondas. As crianças farão uso de um sistema para rastreamento dos movimentos dos olhos. Tempo total de leitura, número e duração de fixação, número e amplitude média dos movimentos sacádicos. Comparação entre as condições (manipulação simulando sem filtro, filtro alaranjado, filtro verde e filtro azul) será realizada para verificar possíveis efeitos da manipulação da cor do filtro no desempenho e na movimentação dos olhos durante a leitura.