Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos do d-limoneno no metabolismo intermediário de camundongos - relação entre o metabolismo do d-limoneno e os efeitos na saúde

Processo: 19/11324-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2019
Vigência (Término): 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Eduardo Purgatto
Beneficiário:José Fernando Rinaldi de Alvarenga
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07914-8 - FoRC - Centro de Pesquisa em Alimentos, AP.CEPID
Assunto(s):Metabolômica   Limonenos

Resumo

Os efeitos benéficos de compostos bioativos encontrados em frutas e vegetais vem sendo estudados há muito tempo e têm sido associados à diferentes fitoquímicos como os fitosteróis, flavonoides, glucosinolatos entre muitos outros. Apesar de ter seus efeitos benéficos já demonstrados em diferentes modelos, os monoterpenóides ainda são negligenciados quando se trata de entender seus mecanismos de ação e eficácia em humanos. O d-limoneno, monoterpeno encontrado em altas concentrações na casca de frutas cítricas, é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, antinociceptivas e hipolipemiantes. É possível que devido a sua atividade antimicrobiana este composto possa modular a composição da microbiota intestinal, que entre outras ações é responsável por converter ácidos biliares primários em secundários, com diferentes propriedades físico-químicas e efeitos biológicos. Ácidos biliares são agonistas de receptores expressos em diversos tecidos com a capacidade de modular a oxidação de ácidos graxos, gliconeogênese, secreção hormonal e outros processos fisiológicos relacionados ao metabolismo intermediário. Acreditamos que a mudança na composição da microbiota intestinal induzida pelo d-limoneno poderia influenciar o metabolismo de ácidos biliares e diferentes processos fisiológicos regulados por estas moléculas. O principal objetivo desse estudo é avaliar os efeitos do d-limoneno no metabolismo de ácidos biliares e no metabolismo intermediário.Camundongos machos C57/Bl6 serão distribuídos em 4 grupos: 2 grupos que receberão uma dieta hiperlipídica e outros dois alimentados com uma dieta controle durante 4 semanas. A partir da 5ª semana, um grupo alimentado com cada dieta receberá suplementação diária com 100 mg/Kg de d-limoneno. A resposta a um teste oral de tolerância à glicose será avaliada nas semanas 4 e 8. O conteúdo hepático de lipídios e glicogênio assim como outros marcadores do metabolismo de lipídios como a concentração plasmática de colesterol e triglicerídios serão avaliados. Metabolômica dirigida (LC-QqQ) será utilizada para analisar a concentração de ácidos biliares e de marcadores da oxidação de ácidos graxos e aminoácidos (acil-carnitinas) no plasma. Metabolômica não-dirigida (LC-qToF) será utilizada para determinar a produção de metabólitos de limoneno e para acessar alterações metabolômica globais induzidas pelo limoneno. Os resultados obtidos nesse estudo contribuirão para elucidar os mecanismos de ação dos monoterpenos provenientes da dieta e ajudará a explorar o potencial do uso do d-limoneno na prevenção e tratamento de doenças metabólicas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOZANO-CASTELLON, JULIAN; VALLVERDU-QUERALT, ANNA; RINALDI DE ALVARENGA, JOSE FERNANDO; ILLAN, MONTSERRAT; TORRADO-PRAT, XAVIER; MARIA LAMUELA-RAVENTOS, ROSA. Domestic Sauteing with EVOO: Change in the Phenolic Profile. ANTIOXIDANTS, v. 9, n. 1 JAN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.