Busca avançada
Ano de início
Entree

Contatos e proximidades: as influências artísticas e o contexto sociocultural da produção fotográfica de Claudia Andujar e Maureen Bisilliat

Processo: 18/25159-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2019
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Sylvia Caiuby Novaes
Beneficiário:Kelly Ichitani Koide
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arte contemporânea   Antropologia visual   Fotografia

Resumo

Proponho que sejam analisadas as construções fotográficas de Claudia Andujar e Maureen Bisilliat a partir de três perspectivas. A primeira delas consiste em identificar as influências artísticas e o contexto cultural do período de formação das duas fotógrafas, sobretudo nos EUA nos anos 1940-1950. Em segundo lugar, farei a caracterização do contexto sociocultural e político do período em que estas artistas chegaram ao Brasil e deram início a suas produções fotográficas, com especial atenção para as relações entre a fotografia e a arte contemporânea brasileira. Por fim, a partir das entrevistas que serão realizadas por Sylvia Caiuby Novaes com as fotógrafas mencionadas, cujas memórias e narrativas autobiográficas serão disparadas e construídas através de imagens, buscarei entender como se deu a construção das duas artistas sobre suas próprias obras através de uma outra estratégia visual, a saber, as folhas de contato. A partir desse material, será possível conversar com as próprias artistas sobre aquilo que foi deixado de fora: seja na formação de um discurso estético e político (por exemplo, a escolha de retratar a beleza de certas populações indígenas e de outros grupos sociais, ao invés de mostrar sua miséria e destruição), seja na seleção de algumas fotos em detrimento de outras na construção de narrativas visuais. Ressalto a importância das folhas de contato como ferramenta essencial no processo fotográfico (hoje obsoletas com as imagens digitais), na medida em que expõem os métodos criativos e as estratégias de composição de alguns dos maiores fotógrafos do século XX. Trata-se, portanto, de investigar as proximidades entre as trajetórias das duas artistas, como se deu seu contato com populações brasileiras através da fotografia, e o que nos revelam suas folhas de contato.