Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da temperatura e nutrientes em variantes de cor de Hypnea pseudomusciformis (Rhodophyta) e a verificação do padrão de herança genética da cor

Processo: 19/08734-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2019
Vigência (Término): 31 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Mariana Cabral de Oliveira
Beneficiário:Matheus Naves de Almeida
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Algologia   Algas marinhas   Macroalgas   Nutrientes   Temperatura   Mudança climática

Resumo

As mudanças climáticas globais afetam diretamente os ecossistemas marinhos e por consequente os sistemas econômicos e sociais que destes dependem. Alguns trabalhos têm mostrado que mudanças climáticas, principalmente o aumento de temperatura dos oceanos pode ter um efeito devastador para as espécies marinhas. Entretanto, os efeitos das mudanças climáticas interagem com outras alterações ambientais, como a poluição, alterando os padrões de respostas fisiológicas observadas. As macroalgas desempenham um papel fundamental para os ecossistemas marinhos costeiros uma vez que são produtores primários, mas suas respostas frente a tais mudanças climáticas (temperatura) ainda não são bem elucidadas. Neste projeto propomos um estudo de caso com uma espécie de alga vermelha Hypnea pseudomusciformis com indivíduos da mesma população que possuem variação de cor (vermelha e verde) e através de dados fisiológicos observar a resposta apresentada por ambas colorações submetidas a diferentes temperaturas (20ºC; 24ºC; 28ºC) e concentrações distintas de nutrientes (sem von Stoch ; von Stoch 25% ; von Stoch 50%). O padrão da herança genética da linhagem verde será verificado através de cruzamentos in vitro.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAUER, FABIO; NAVES, MATHEUS; PLASTINO, ESTELA MARIA; OLIVEIRA, MARIANA CABRAL; FUJII, MUTUE TOYOTA. Ecotypes of Hypnea pseudomusciformis (Cystocloniaceae, Rhodophyta) revealed by physiological, morphological, and molecular data. JOURNAL OF APPLIED PHYCOLOGY, v. 32, n. 6, p. 4399-4409, DEC 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.