Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividades circenses da escola: ressignificação das relações interpessoais

Processo: 19/11027-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2019
Vigência (Término): 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Fernanda Rossi
Beneficiário:Mariana Harue Yonamine
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Artes circenses   Corporeidade   Relações interpessoais   Cotidiano escolar   Escola pública   Grupos focais   Coleta de dados   Bauru (SP)

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a potencialidade das atividades circenses para a (re)construção qualitativa das relações interpessoais no cotidiano escolar, encorajadas pelo aguçamento artístico, estético e afetivo e o corpo-comunicativo. A fundamentação teórica assume como pressupostos a corporeidade e a singularização das atividades circenses da escola como uma produção do coletivo infantil, respeitando a forma de produção da(s) cultura(s) infantil(is). A pesquisa é de abordagem qualitativa e será realizada em uma escola pública (municipal) da cidade de Bauru-SP. Será desenvolvido um projeto de ensino e aprendizagem das atividades circenses durante um semestre letivo, com aulas semanais de duração de 100 minutos. Os participantes do processo de ensino serão as crianças de uma turma de 5º ano do ensino fundamental, em número aproximado de 30 meninos e meninas, compreendendo a faixa etária entre 10 e 11 anos. Também participarão da pesquisa a professora pedagoga da turma e a diretora da escola. As técnicas de coleta de dados serão a observação e construção do diário de campo, grupo focal, entrevista semiestruturada e compartilhamento final/apresentação dos alunos. Os dados serão analisados à luz dos pressupostos da corporeidade, das atividades circenses e da sociologia da infância, promovendo uma incursão no entrelaçamento entre corpo, educação e cultura infantil. Espera-se conhecer, valorizar e disseminar os resultados do trabalho educativo com as atividades circenses com o intuito de contribuir para as transformações das relações interpessoais no cotidiano escolar.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.