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Diversidade e práticas culturais entre jovens estudantes de escolas públicas de Santos/São Paulo: gênero, identidade de gênero e orientação sexual

Processo: 19/14637-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2019
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Cristiane Gonçalves da Silva
Beneficiário:João Vitor Saldanha de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/25950-2 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, AP.TEM
Assunto(s):Diversidade sexual   Identidade de gênero   Orientação sexual   Gêneros (grupos sociais)   Práticas culturais (fitotecnia)   Estudantes   Escola pública   Coleta de dados   Inquéritos e questionários   Santos (SP)

Resumo

Este projeto de iniciação científica vincula-se ao projeto temático (#2017/2590-2) e também ao estudo preliminar a ele vinculado, previsto para acontecer no período de julho/2019 a agosto/2020. O objetivo deste estudo e bolsa de Iniciação Científica (IC) que será desenvolvido em colaboração com estudantes de duas escolas de ensino médio de Santos - Escola Técnica Estadual Aristóteles Ferreira e Escola Estadual Bartolomeu de Gusmão - é compreender os sentidos que os e as estudantes atribuem aos marcadores sociais de orientação sexual, gênero e identidade de gênero nas experiências vividas na escola. O material produzido pelo estudo que inclui um caráter etnográfico será interpretado com análise de conteúdo a partir das noções de marcadores sociais da diferença e interseccionalidade. A contribuição específica dessa iniciação científica está em descrever as práticas culturais juvenis no território escolar e elementos de gênero e sexualidade constitutivos delas. O bolsista integrará a miniequipe da Baixada Santista do projeto temático (#2017/2590-2) e fará o acompanhamento cotidiano e a coleta de dados referente ao estudo preliminar referido nas duas escolas. A parte etnográfica da pesquisa, sobre as práticas culturais juvenis, contribuição dessa IC, será realizada na escola Bartolomeu de Gusmão. Essa iniciativa compõe a integralidade da pesquisa-intervenção temática que será realizada na cidade de Santos. As atividades do bolsista consistirão em: (1) acompanhar o processo de consentimento das duas escolas referidas que aderiram ao Projeto Diversidade de Iniciação Científica de Ensino Médio da USP (IC-EM), edital 2019 e edital IC-EM 2019-2020 da UNIFESP; (2) colaborar na organização do processo formativo referente à capacitação em metodologia e ética da pesquisa de estudantes secundaristas das escolas referidas, incluídos/as então, como bolsistas e voluntários/as de IC-EM; (3) realizar etnografia das práticas culturais da escola Bartolomeu de Gusmão, em colaboração com estudantes bolsistas de IC-EM; (4) colaborar na aplicação da 1ª parte (sócio-demográfica) do questionário da pesquisa temática executada pelos/as bolsistas de IC-EM junto ao universo de estudantes das duas escolas envolvidas, nesse momento, no estudo temáticos, como etapa preliminar, focando questões relativas à pluralidade e diversidade das juventudes das escolas que estão inseridas em territórios específicos; (5) realizar ´aplicação-piloto´ do questionário completo da pesquisa temática junto aos/as bolsistas IC-EM; (6) elaborar registros do processo de pesquisa e relatórios parcial e final; (7) participar de eventos formativos/científicos pertinentes ao universo do estudo temático; (8) contribuir na elaboração de artigo científico do processo de pesquisa.