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Traduzindo estratégias persuasivas para o aplicativos Playful Data-driven Active Urban Living (PAUL): uma comparação transcultural entre o Brasil e Holanda

Processo: 19/13102-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 19 de janeiro de 2020
Vigência (Término): 08 de julho de 2020
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Paula Costa Castro
Beneficiário:Lucas Bueno de Campos
Supervisor: Nicky Nibbeling
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Amsterdam University of Applied Sciences (AUAS), Holanda  
Vinculado à bolsa:18/19270-1 - Co-design4 Active Ageing: engajar usuários mais velhos em vida urbana ativa impulsionada por jogos digitais lúdicos, BP.MS
Assunto(s):Envelhecimento   Atividade física   Expectativa de vida   Tecnologias mobile   Novas tecnologias   Sedentarismo   Qualidade de vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Física | Design centrado no usuário | Envelhecimento | Estratégias persuasivas | tecnologia móvel | Gerontecnologia

Resumo

Um dos maiores feitos da humanidade foi a ampliação do tempo de vida. Essa transformação ocorre devido à transição demográfica, que tem início com o declínio das taxas de mortalidade e natalidade, avanços na medicina, desenvolvimento de novas tecnologias e melhores condições de vida. Embora a prática de atividade física seja um dos fatores determinantes de um envelhecimento saudável, adultos e adultos mais velhos tendem a ser hipoativos. Nesse contexto, manter níveis de atividade adequados é um desafio motivacional. A tecnologia digital como os aplicativos de apoio a prática de atividade física tem sido utilizada para combater o sedentarismo. Mas para impulsionar mudanças de comportamento, os aplicativos devem ser adaptados aos seus usuários. Sabe-se pela teoria do sentido que é vital descobrir com cuidado o que os usuários finais realmente querem. Diante disso, com a finalidade de traduzir estratégias persuasivas ao aplicativo PAUL, esse estudo pretende por meio de grupo focal, realizar uma pesquisa com indivíduos maiores de 25 anos e que estejam em fase de contemplação para atividade física. Para tanto, informações qualitativas sobre suas principais necessidades serão detalhas, analisadas e discutidas no Brasil e na Holanda. Em parceria com a Universidade de Amsterdam, duplicaremos essa técnica e realizaremos estudos semelhantes a fim de comparação dos dados obtidos em ambos os países. Esses resultados darão uma indicação das diferenças das necessidades e desejos dos usuários brasileiros em comparação com os usuários holandeses, fortalecendo, portanto, os resultados esperados para uma aplicação com design centrado no usuário. (AU)

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