Busca avançada
Ano de início
Entree

Registro fotográfico e patrimônio industrial: a contribuição do registro visual para o inventário turístico do patrimônio industrial de Campinas (SP)

Processo: 19/13909-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2019
Vigência (Término): 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Pesquisador responsável:Eduardo Romero de Oliveira
Beneficiário:Thaís Bassichetto Berata
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rosana. Rosana , SP, Brasil
Assunto(s):Patrimônio cultural   Patrimônio industrial   Patrimônio ferroviário   Turismo cultural   Edifícios industriais   Inventário   Entrevistas (psicologia)   Campinas (SP)

Resumo

A presente pesquisa tem como objeto de estudo os edifícios industriais situados na cidade de Campinas (SP). Bens protegidos em âmbito municipal pelo Conselho de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (CONDEPHAAT) e tem como objetivo principal a contribuição do registro visual para o inventário turístico do patrimônio industrial de Campinas. Como objetivos específicos tem-se: identificar como se emprega o registro visual em atividades de inventariação patrimonial que incidiram sobre bens industriais e ferroviários em Campinas; identificar também a importância atribuída pelos técnicos de turismo nas atividades de inventário turístico; sistematizar se há e quais são as principais características do registro visual na identificação do patrimônio cultural industrial; sistematizar se há e quais sãos as principais características do registro visual no inventário turístico; e comparar e analisar a contribuição do registro visual nas atividades de inventário arquitetônico e inventário turístico. Como metodologia da pesquisa será estudado como foi empregado o uso do registro visual dos bens ferroviários, posteriormente consultar os processos de tombamento para identificar as características das imagens produzidas dos bens ferroviários e dos inventários turísticos. Serão feitas entrevistas com os técnicos e mais adiante ocorrerá a classificação estabelecida sobre as imagens baseada nas suas devidas técnicas. Como resultado dessa pesquisa, espera-se identificar as técnicas e ferramentas visuais que auxiliam e que podem vir a auxiliar na inventariação patrimonial e turística da cidade de Campinas - SP.