Busca avançada
Ano de início
Entree

Procura-se uma vaga em instituição de serviços para cuidados prolongados em São Carlos e Araraquara: qual o motivo?

Processo: 18/26543-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2019
Vigência (Término): 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Vania Aparecida Gurian Varoto
Beneficiário:Carolina Mouta
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Geriatria   Instituição de longa permanência para idosos   Políticas públicas de saúde   Envelhecimento   Idosos   Família   São Carlos (SP)   Araraquara (SP)

Resumo

Introdução: O envelhecimento populacional tem se mostrado em evidência. Destacam-se melhorias e investimentos em programas de apoio aos idosos e suas famílias, nas áreas social e de saúde. Alguns programas, projetos e serviços ganham evidência ao cuidado e oferecem suporte e auxílio às famílias, e aos idosos que precisam de cuidados, por meio do atendimento integral institucional. Tem destaque as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), também conhecidas como asilos, abrigos ou casas de repouso. Objetivo: Verificar o motivo das solicitações de vagas em ILPI em dois municípios do interior paulista (São Carlos e Araraquara). Metodologia: Este estudo de iniciação científica (IC) é parte de um estudo em andamento. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, de caráter descritivo, e retrospectivo. A análise será efetuada por meio do conteúdo temático, verificando os dados de um banco de dados do grupo de pesquisa, analisando o motivo pela busca de vaga em ILPI. A coleta desta IC ocorrerá entre os meses de julho a janeiro do ano de 2020, no local onde os dados estão armazenados. Os dados verificados serão referentes ao período de 12 meses da coleta dos dois municípios, em São Carlos (out.-2018 a set.-2019) e Araraquara (maio-2018 a abril-2019). Todos os princípios éticos foram aplicados. Resultados esperados: Espera-se verificar qual o motivo da procura pelas vagas nas ILPI, compreendendo as motivações e relacionando com as políticas públicas existentes nos dois municípios.