Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura trófica de crustáceos do gênero Aegla (Pleocyemata: Anomura), endêmicos da região neotropical da América do Sul: uma abordagem utilizando a ferramenta isótopos estáveis

Processo: 19/00587-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2019
Vigência (Término): 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Antonio Leão Castilho
Beneficiário:Ana Clara Denadai
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ontogenia   Rede trófica   Ecologia   Carbono   Nitrogênio

Resumo

Os eglídeos são endêmicos da região Neotropical da América do Sul, restritos ao ambiente de corredeira, baixas temperaturas, e altos teores de oxigênio. São importantes na dinâmica de nutrientes e fluxo de energia, além de serem considerados bioindicadores de qualidade de água. O objetivo do estudo é descrever as interações da teia trófica dos eglídeos através dos níveis de nitrogênio (N) e carbono (C): 1) verificando se ocorre a distinção do nível trófico durante o desenvolvimento ontogenético (adulto e juvenil), e 2) se o ambiente mais impactado ou não podem alterar a estrutura trófica e consequentemente a vida desses animais. Os organismos serão coletados em riachos da região Sudeste (Itatinga - SP) e Sul (Castro, Ponta Grossa, Mauá da Serra, União da Vitória, - PR) do Brasil. Análises isotópicas ´13C e ´15N serão aplicadas para traçar a posição trófica dos animais, bem como o tipo de interações ecológicas, mensurada a partir de tecidos dos eglídeos e dos organismos obtidos, além das análises de água que servirão para corroborar com os resultados isotópicos. A estimativa do nível trófico dos indivíduos será estimada por modelos de mistura para isótopos estáveis (SIMMs), através de pacotes no R, como SIAR. Resultados entre os grupos e entre as regiões serão testados através de ANOVA e testes a posteriori. A partir dos resultados obtidos será possível analisar o comportamento alimentar durante o desenvolvimento ontogenético, as relações tróficas e a incorporação no ambiente de produtos advindo da interferência antrópica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (2 total):
Folha de S. Paulo: Curimba de plástico (23/Ago/2020)
Folha.com: Curimba de plástico (22/Ago/2020)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNA Q. URBANSKI; ANA C. DENADAI; VALTER M. AZEVEDO-SANTOS; MARCOS G. NOGUEIRA. First record of plastic ingestion by an important commercial native fish (Prochilodus lineatus) in the middle Tiete River basin, Southeast Brazil. Biota Neotropica, v. 20, n. 3, p. -, 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.