Bolsa 19/13979-1 - Imunoterapia, Imunomodulação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da administração de ArtinM, em associação com antifúngicos, sobre o curso da infecção por Cryptococcus neoformans

Processo: 19/13979-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Thiago Aparecido da Silva
Beneficiário:Edanielle Silva de Moura
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Imunoterapia   Imunomodulação   Antifúngicos   Lectinas   Cryptococcus neoformans
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ArtinM | Cryptococcus neoformans | Imunomodulação | imunoterapia | Tlr2 | Glicobiologia

Resumo

Infecções fúngicas, a despeito de comprometerem milhões de vidas a cada ano, principalmente de indivíduos imunocomprometidos, ainda são amplamente negligenciadas pelas políticas públicas de saúde. A maioria das drogas antifúngicas dos agentes tóxicos para os fungos podem desencadear efeitos colaterais no paciente. Em decorrência dessas limitações têm-se buscado estabelecer estratégias imunoterápicas que viabilizem a montagem de respostas efetoras antifúngicas eficazes, geralmente derivadas da atuação balanceada de células T helper (Th) 1 e 2. Nesse cenário, a utilização de agentes imunomoduladores, associados ou não a terapias convencionais antifúngicas, têm se mostrado promissora. Tencionamos investigar se a lectina imunomoduladora ArtinM, através da indução de resposta celular efetora de perfil Th1, é capaz de favorecer a resolução da infecção causada por Cryptococcus neoformans. Para isso, será considerada a adoção dos protocolos de administração terapêutica de ArtinM, via intranasal ou intratraqueal, após a infecção por C. neoformans, com associação de terapia antifúngica tradicional. A utilização de ArtinM se justifica pelo fato de sua atividade imunomoduladora já ter tido a sua eficácia demonstrada na resolução de infecções por diversos patógenos intracelulares, como na paracoccidioidomicose e candidíase. A proposta atual é inovadora na medida em que se refere a doença causada por fungo de distribuição global que acomete principalmente portadores do vírus HIV, que tem tido um grande aumento no número de casos entre os jovens no Brasil. Nossa proposta é reforçada pelos recentes resultados de nosso grupo que demonstra o efeito imunomodulatório da administração terapêutica de ArtinM em modelo murino de infecção por C. gatti. A eficácia dos procedimentos contidos na proposta atual será avaliada pela análise dos seguintes parâmetros: determinação da curva de sobrevida, níveis séricos e pulmonares de citocinas, carga fúngica no pulmão e cérebro, quantificação de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio no pulmão, perfil fenotípico de células do pulmão, níveis de expressão de fatores de diferenciação de células imunitárias, níveis séricos de GXM e avaliação histopatológica do pulmão e cérebro, no modelo de infecção por C. neoformans.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS OLIVEIRA-BRITO, PATRICIA KELLEN; DE CAMPOS, GABRIELA YAMAZAKI; GUIMARAES, JULIA GARCIA; DA COSTA, LETICIA SERAFIM; DE MOURA, EDANIELLE SILVA; LAZO-CHICA, JAVIER EMILIO; ROQUE-BARREIRA, MARIA CRISTINA; DA SILVA, THIAGO APARECIDO. Adjuvant Curdlan Contributes to Immunization against Cryptococcus gattii Infection in a Mouse Strain-Specific Manner. VACCINES, v. 10, n. 4, p. 26-pg., . (19/13979-1, 19/09261-8, 18/18538-0, 19/09260-1, 18/19949-4, 16/04877-2, 18/21708-5, 19/26074-7)