Busca avançada
Ano de início
Entree

Conforto térmico em espaços públicos abertos: Parque Ecológico Nelson Bugalho, Presidente Prudente - SP

Processo: 19/14575-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2019
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Carolina Lotufo Bueno Bartholomei
Beneficiário:Bruna Miranda Pinto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Espaço público   Qualidade de vida urbana   Ambientes urbanos   Mudança climática   Áreas de conservação   Conforto térmico   Índices de conforto térmico   Presidente Prudente (SP)

Resumo

Há um grande interesse público na qualidade dos espaços urbanos abertos, sabe-se que eles podem contribuir para a qualidade da vida nas cidades, ou pelo contrário, enfatizar o isolamento e exclusão social. Neste contexto condições microclimáticas começaram a ser vistas como importantes para o sucesso de um espaço aberto, uma vez que são, indiretamente, um parâmetro crítico para o uso dos espaços externos no ambiente urbano. Portanto estudos sobre conforto térmico em espaços externos vem sendo cada vez mais abordados. O espaço público é, para muitas pessoas, a principal opção de lazer, assim é importante que o projeto destes espaços inclua, além de uma infraestrutura para este fim, uma preocupação a mais com o conforto térmico que esse local irá proporcionar para os usuários. Uma vez que o conforto térmico do usuário tem relação direta com a permanência deste no local principalmente em cidades como Presidente Prudente - SP, com um clima caracterizado pelas temperaturas altas e alto nível de radiação, esses estudos se tornam mais importantes. Tendo em vista a importância destes espaços esta pesquisa tem como objetivo analisar o conforto térmico dos frequentadores do parque recém construído na cidade de Presidente Prudente intitulado Parque Ecológico Nelson Bugalho.