Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução em mamíferos aquáticos na ocupação de novos ambientes: investigando as pegadas moleculares da colonização do ambiente fluvial com foco no sistema de osmorregulação

Processo: 18/01236-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Mariana Freitas Nery
Beneficiário:Elisa Karen da Silva Ramos
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):20/10372-6 - Entendendo aspectos evolutivos e adaptativos a partir de genomas de alta qualidade de vertebrados aquáticos, BE.EP.DR
Assunto(s):Evolução animal   Mamíferos aquáticos   Osmorregulação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:convergência | Evolução | Filogenia | Golfinhos | Tartarugas | Evolução, Sistemática

Resumo

Muitas evidências de adaptacões são encontradas nos organismos devido a colonização de novos ambientes. A colonização de ambientes aquáticos, por exemplo, viabiliza o cenário propício para a adaptação e diversificação de novas linhagens e aparece como uma questão importante no estudo da biologia evolutiva. Essa proposta tem como objetivo elucidar a colonização e posterior diversificação de espécies em ambientes aquáticos implementando uma abordagem comparativa para desvendar quais são os sinais genômicos adaptativos da colonização de novos ambientes. Usando como modelo mamíferos aquáticos que apresentam colonização secundária a ambientes marinhos e fluviais, buscaremos descobrir quais são os genes relacionados a osmorregulação, que apresentem sinais de seleção positiva nesses organismos e qual o tipo e nível de diferenciação entre organismos que habitam diferentes ambientes aquáticos em diferentes escalas, temporal e taxonômica. Para isso, serão aplicados metodos filogenéticos e analises comparativas dos genes relacionados a osmorregulação entre as especies modelo. Esse estudo pretende esclarecer a dinâmica evolutiva de espécies aquáticas frente a colonização de um novo habitat, além de compreender as bases moleculares da evolução de genes responsáveis pelo controle osmotico, componentes indispensáveis para a colonização e diversificação do ambiente aquático. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
Alteração em quatro genes pode explicar o gigantismo das baleias 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIANA F. NERY; MATHIAS RENNÓ; AGNELLO PICORELLI; ELISA RAMOS. A phylogenetic review of cancer resistance highlights evolutionary solutions to Peto’s Paradox. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 45, n. 3, . (18/01236-1, 21/03325-4, 15/18269-1)
DA SILVA RAMOS, ELISA KAREN; FREITAS, LUCAS; NERY, MARIANA F.. The role of selection in the evolution of marine turtles mitogenomes. SCIENTIFIC REPORTS, v. 10, n. 1, . (15/18269-1, 17/25058-2, 18/01236-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.