Bolsa 18/26644-5 - História do teatro, Dramaturgia - BV FAPESP
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O theatro nacional na belle époque: as temporadas de 1910 e 1912 do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Processo: 18/26644-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo
Beneficiário:Phelippe Celestino Pereira dos Santos
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/14177-6 - A comédie-française e a ideia de teatro nacional no século XIX no Brasil, BE.EP.DR
Assunto(s):História do teatro   Dramaturgia   Belle Époque   Século XX   Rio de Janeiro (RJ)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Belle Époque | Dramaturgia | história do teatro | teatro brasilieiro | Theatro Municipal do Rio de Janeiro | Theatro Nacional | História do Teatro

Resumo

Contrariando a crítica tradicional, parte-se da hipótese de que houve, durante as duas primeiras décadas do século XX, na então capital do Brasil, o Rio de Janeiro, uma sólida e potente produção teatral voltada ao drama. Para isso, utiliza-se como objeto de investigação dois conjuntos de peças selecionadas por uma Comissão da Academia Brasileira de Letras e destinadas a serem representadas no palco do Theatro Municipal nas temporadas nacionais dos anos de 1910 e de 1912. Como materiais de pesquisa, são abordadas as crônicas e os comentários presentes em jornais e outros impressos da época, além dos relatos e dos registros encontrados nas primeiras obras em torno da história do teatro brasileiro. A partir de estudos feitos previamente, denota-se a potencialidade dessas experiências em produzir resulta-dos consistentes acerca das discussões sobre as relações do Estado e da sociedade com o teatro. Trata-se, em suma, da análise e reflexão de um período no qual se percebe a gênese dos debates em torno do papel do Estado frente a produção teatral, ao desenvolvimento da cultura na sociedade e a formação de um teatro brasileiro moderno. (AU)

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