Busca avançada
Ano de início
Entree

Implantação de um novo sistema de aquisição para medidas exclusivas de física nuclear com feixes fracamente ligados.

Processo: 19/05769-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2019
Vigência (Término): 30 de setembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Nuclear
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Chamon
Beneficiário:Valdir Brunetti Scarduelli
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/07767-1 - Reações nucleares com núcleos fracamente ligados ou com estrutura de cluster, radioativos e estáveis, AP.TEM
Assunto(s):Reações nucleares

Resumo

A energia de ligação para núcleos "normais", fortemente ligados, é aproximadamente 7,5 MeV/nucleon. Por outro lado, as energias necessárias para romper os núcleos chamados de fracamente ligados estão bem abaixo desse valor. Devido a esta propriedade, reações envolvendo núcleos fracamente ligados são muito complexas e interessantes. O canal de quebra afeta todos os demais canais de reação e fornece informações suplementares sobre as propriedades desses sistemas. Outro aspecto desses núcleos é que muitos são estruturados em cluster, o que até agora constitui um desafio, tanto experimental como teórico, em física nuclear.O presente projeto visa à instalação de um novo sistema de aquisição de dados para a realização de experimentos de reações nucleares envolvendo feixes de núcleos fracamente ligados. O novo sistema será montado na canalização 30B do Laboratório Aberto de Física Nuclear (LAFN) no IFUSP e será composto por módulos digitalizadores com 250 MS/s, que foram recentemente adquiridos da empresa Caen. A principal vantagem em substituir a eletrônica analógica atual por uma eletrônica digital está no fato do novo sistema fornecer os instantes em que as partículas atingem os detectores. Com isso, utilizando uma eletrônica rápida, simples e moderna, será possível identificar a coincidência temporal de eventos que ocorrem em diferentes detectores. Nos últimos anos, também adquirimos detectores de silício pixelados, os quais têm grande granularidade (256 pixels) e grande área (50mm x 50mm). Esses detectores são ideais para as medidas propostas neste projeto, tornando viável montar um arranjo experimental com excelente eficiência geométrica, aumentando em muito a probabilidade de medir eventos em coincidência temporal. A identificação de partículas em coincidência e com boa estatística permitirá estudar, do ponto de vista experimental, processos importantes no contexto de reações nucleares, como transferência de núcleons ou mesmo de clusters, processos de quebra, etc.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AVERSA, M.; ABRIOLA, D.; ALVAREZ, M. A. G.; ARAZI, A.; CARDONA, M. A.; CHAMON, L. C.; DE BARBARA, E.; DE JESUS, J.; FERNANDEZ-GARCIA, J. P.; GASQUES, L. R.; HOJMAN, D.; LEPINE-SZILY, A.; MARTI, V, G.; PACHECO, A. J.; SCARDUELLI, V; ZAGATTO, V. A. B. Investigation of the fusion process for B-10+Au-197 at near-barrier energies. Physical Review C, v. 101, n. 4 APR 1 2020. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.