Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização de materiais transportadores de buraco para células solares de perovskita

Processo: 19/08257-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2019
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Ana Flávia Nogueira
Beneficiário:Lucas Scalon
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Empresa Sede:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química (IQ)
Vinculado ao auxílio:17/11986-5 - Geração e Armazenamento de Novas Energias: trazendo desenvolvimento tecnológico para o país, AP.PCPE
Assunto(s):Células solares   Perovskita   Sistemas fotovoltaicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:células solares de perovskita | Materiais Transportadores de Buraco | Perovskitas de Baixa Dimensionalidade | Células solares

Resumo

A tecnologia fotovoltaica tem se demonstrado uma promissora alternativa para geração de energia limpa e renovável. Nesse contexto, as células solares de perovskita (PSC) merecem destaque entre as tecnologias emergentes uma vez que apresentam manufatura de baixo custo, em relação a tecnologia baseada no silício, além dos elevados valores de eficiência (superando o silício policristalino). Isso torna essa tecnologia altamente competitiva e promissora. Entretanto, a instabilidade das PSC é um fator limitante para sua aplicação comercial. Uma maneira de melhorar esse problema consiste no uso de estruturas de perovskitas de baixa dimensionalidade (LDP) nas interfaces do dispositivo, cujo objetivo principal é o aumento da energia de formação e do caráter hidrofóbico, tornando a camada ativa mais resistente à degradação por oxigênio e água. Dessa forma, a proposta desse projeto de Mestrado consiste na síntese e caracterização de novos materiais transportadores de buracos (HTM) cujas estruturas permitam, além do transporte de buracos, a geração de estruturas LDP na interface com a perovskita. Nessa abordagem, além de se apresentarem alternativas ao uso do Spiro-OMeTAD - um material caro, instável e amplamente utilizado como camada transportadora de buracos em PSC - será possível esperar um aumento da estabilidade ocasionado pela formação da camada hidrofóbica de LPD na interface com o filme de perovskita. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCALON, LUCAS; SZOSTAK, RODRIGO; ARAUJO, FRANCINEIDE L.; ADRIANI, KARLA F.; SILVEIRA, JULIAN F. R., V; OLIVEIRA, WILLIAN X. C.; DA SILVA, JUAREZ L. F.; OLIVEIRA, CAIO C.; NOGUEIRA, ANA FLAVIA. Improving the Stability and Efficiency of Perovskite Solar Cells by a Bidentate Anilinium Salt. JACS AU, v. 2, n. 6, p. 7-pg., . (18/01669-5, 17/11631-2, 20/04406-5, 20/14451-8, 17/12582-5, 19/08257-7, 18/21401-7, 18/11152-0, 14/25770-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.