Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de poços inteligentes no gerenciamento de reservatórios em malha fechada baseado em modelos

Processo: 19/06101-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2019
Vigência (Término): 30 de novembro de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Acordo de Cooperação: Equinor (antiga Statoil)
Pesquisador responsável:Denis José Schiozer
Beneficiário:Abouzar Mirzaei Paiaman
Instituição Sede: Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Empresa Sede:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)
Vinculado ao auxílio:17/15736-3 - Centro de Pesquisa em Engenharia em Reservatórios e Gerenciamento de Produção de Petróleo, AP.PCPE
Assunto(s):Poços inteligentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Otimização da Produção | Poços Inteligentes | Redução de Incerteza | Simulação Numérica de reservatórios | engenharia de reservatórios

Resumo

Este trabalho propõe a avaliação do uso de poços inteligentes no desenvolvimento egerenciamento de campos de petróleo em malha fechada e baseado em modelos. Aavaliação considerará redução das incertezas, atualização de modelos de simulação eotimização da produção em ciclos para uma melhor tomada de decisão. A aplicaçãoserá em um caso carbonático com alto teor de gás, à semelhança dos reservatóriosencontrados no pré-sal brasileiro.Durante a fase de desenvolvimento, o foco do processo em malha fechada é em comoincorporar as informações coletadas a cada ciclo para otimizar quais poços do próximociclos terão completação avançada (AWC) e suas posições. Na fase de gerenciamento,o foco do processo é otimizar as regras de controlo para operar as válvulas localizadasem poços produtores e injetores. A duração dos ciclos será otimizada para refletir asvantagens da aplicação desta tecnologia.O projeto utilizará o caso UNISIM-II-D (Correia et al., 2015), um modelo benchmark querepresenta reservatórios carbonáticos com características do pré-sal. A vantagem deusar um modelo benchmark, cuja resposta é conhecia, é a possibilidade de coletardados a cada ciclo, o que permite o desenvolvimento de métodos em malha fechada ebaseados em modelos.Os principais objetivos deste estudo são:-- Estudar a aplicação de poços inteligentes em reservatórios carbonáticos comalto teor de gás, procurando melhorar a recuperação de petróleo e reduzir aquantidade de água e gás produzidos.-- Aplicar o conceito de desenvolvimento e gerenciamento de campos de petróleoem malha fechada e baseado em modelos para maximizar o valor detecnologias de poço inteligente.-- Gerar metodologias e técnicas focadas na análise de decisão e seleção deestratégias de produção, integrado com caracterização de reservatórios e ajustede histórico, usando desenvolvimento e gerenciamento de campos de petróleoem malha fechada e baseado em modelos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIRZAEI-PAIAMAN, ABOUZAR; SANTOS, SUSANA M. G.; SCHIOZER, DENIS J.. A review on closed-loop field development and management. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING, v. 201, . (17/15736-3, 19/06101-0)
MIRZAEI-PAIAMAN, ABOUZAR; SANTOS, SUSANA M. G.; SCHIOZER, DENIS J.. Optimization of design variables and control rules in field development under uncertainty: A case of intelligent wells and CO2 water alternating gas injection. GEOENERGY SCIENCE AND ENGINEERING, v. 227, p. 18-pg., . (17/15736-3, 19/06101-0)
MIRZAEI-PAIAMAN, ABOUZAR; SANTOS, SUSANA M. G.; SCHIOZER, DENIS J.. Iterative sequential robust optimization of quantity and location of wells in field development under subsurface, operational and economic uncertainty. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING, v. 218, p. 15-pg., . (19/06101-0, 17/15736-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.