Bolsa 19/07874-2 - Economia, Permacultura - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de mindset para economia circular: de uma pesquisa de análise do comportamento do consumidor a níveis de maturidade de circularidade

Processo: 19/07874-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2022
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Aldo Roberto Ometto
Beneficiário:Giovana Monteiro Gomes
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Economia   Permacultura   Indústria têxtil   Moda   Comportamento do consumidor   Desenvolvimento sustentável   Brasil   Holanda
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento | consumidor | economia circular | Industria textil | Economia Circular

Resumo

A indústria têxtil é uma das mais antigas e importantes do mundo. Desempenhando seu papel em satisfazer a necessidade humana de vestuário, dentre outros usos têxteis, esta indústria influencia tradições e estilos de vida, tendo um papel crucial em dimensões socioculturais, políticas e econômicas. No entanto, tão relevante quanto seu desempenho no mercado globalizado, a indústria têxtil também é responsável por extensos impactos sociais e ambientais, que incluem escravidão, condições insalubres de trabalho, processos produtivos poluidores e práticas intensivas de descarte. A Economia Circular, como modelo econômico disruptivo, apresenta soluções baseadas em novos modelos de negócio circulares, que previnem tais impactos e que pretendem gerar influências positivas para a sociedade e o meio ambiente. Portanto, a Moda Circular, essa nova economia têxtil, engloba stakeholders de toda a cadeia de valor, engajando, especialmente, os consumidores de vestuário. Estudos nas áreas de Psicologia Comportamental e Economia Comportamental mostram que o compromisso do público com iniciativas disruptivas, como os modelos de negócio circulares, é decisivo para o seu sucesso. No entanto, a Moda Circular apresenta desafios que envolvem mudanças significativas de comportamento do consumidor, as quais ainda não foram exploradas pela literatura. Com o objetivo de preencher essa lacuna, a presente pesquisa propõe identificar os distintos mindsets circulares abordadas por modelos de negócio circulares por meio de uma Revisão de Literatura Exploratória, investigar indicadores que determinam o comportamento do consumidor de moda e detectar fatores que apoiam e orientam comportamentos circulares por meio de um questionário, a ser implementado no Brasil e na Holanda, e, para concluir, desenvolver um roadmap que ilustre o surgimento de mindset circular dos usuários na indústria têxtil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES, GIOVANA M.; MOREIRA, NATALIA; OMETTO, ALDO R.. Role of consumer mindsets, behaviour, and influencing factors in circular consumption systems: A systematic review. SUSTAINABLE PRODUCTION AND CONSUMPTION, v. 32, p. 14-pg., . (19/07874-2)
GOMES, G. M.; MOREIRA, N.; IRITANI, D. R.; AMARAL, W. A.; OMETTO, A. R.. Systemic Circular Innovation: Barriers, Windows of Opportunity and An Analysis of Brazil's Apparel Scenario. FASHION PRACTICE-THE JOURNAL OF DESIGN CREATIVE PROCESS & THE FASHION INDUSTRY, . (19/07874-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Giovana Monteiro. Uma estrutura de roadmap para integrar o comportamento do consumidor para a economia circular em empresas de varejo de vestuário. 2022. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.