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Desenvolvimento de mindset para economia circular: de uma pesquisa de análise do comportamento do consumidor a níveis de maturidade de circularidade

Processo: 19/07874-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2019
Vigência (Término): 31 de maio de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Aldo Roberto Ometto
Beneficiário:Giovana Monteiro Gomes
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Economia   Permacultura   Indústria têxtil   Moda   Comportamento do consumidor   Desenvolvimento sustentável   Brasil   Holanda

Resumo

A indústria têxtil é uma das mais antigas e importantes do mundo. Desempenhando seu papel em satisfazer a necessidade humana de vestuário, dentre outros usos têxteis, esta indústria influencia tradições e estilos de vida, tendo um papel crucial em dimensões socioculturais, políticas e econômicas. No entanto, tão relevante quanto seu desempenho no mercado globalizado, a indústria têxtil também é responsável por extensos impactos sociais e ambientais, que incluem escravidão, condições insalubres de trabalho, processos produtivos poluidores e práticas intensivas de descarte. A Economia Circular, como modelo econômico disruptivo, apresenta soluções baseadas em novos modelos de negócio circulares, que previnem tais impactos e que pretendem gerar influências positivas para a sociedade e o meio ambiente. Portanto, a Moda Circular, essa nova economia têxtil, engloba stakeholders de toda a cadeia de valor, engajando, especialmente, os consumidores de vestuário. Estudos nas áreas de Psicologia Comportamental e Economia Comportamental mostram que o compromisso do público com iniciativas disruptivas, como os modelos de negócio circulares, é decisivo para o seu sucesso. No entanto, a Moda Circular apresenta desafios que envolvem mudanças significativas de comportamento do consumidor, as quais ainda não foram exploradas pela literatura. Com o objetivo de preencher essa lacuna, a presente pesquisa propõe identificar os distintos mindsets circulares abordadas por modelos de negócio circulares por meio de uma Revisão de Literatura Exploratória, investigar indicadores que determinam o comportamento do consumidor de moda e detectar fatores que apoiam e orientam comportamentos circulares por meio de um questionário, a ser implementado no Brasil e na Holanda, e, para concluir, desenvolver um roadmap que ilustre o surgimento de mindset circular dos usuários na indústria têxtil. (AU)