Busca avançada
Ano de início
Entree

Perspectivas transnacionais da diversidade étnico-racial e cultural na formação de professores

Processo: 19/05352-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de novembro de 2019
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Tatiane Cosentino Rodrigues
Beneficiário:Tatiane Cosentino Rodrigues
Anfitrião: Francis Veronique
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université Paris Ouest Nanterre La Défense (Paris 10), França  
Assunto(s):Diversidade cultural   Transnacionalismo   Formação de professores

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por objeto a análise e mapeamento de como o tema da diversidade cultural, étnica e racial vem sendo discutido no campo da formação de professores na França. Esta análise será realizada em suas dimensões teórica (envolvendo os pesquisadores/as do tema) e prática - em termos de currículo. Por meio de uma análise teórica e documental orientadas por alguns preceitos da genealogia espera-se mapear e compreender as tendências teóricas e metodológicas que definem o campo da formação de professores/docência na França, bem como aprofundar o instrumental teórico-analítico em torno do lugar da cultura e do pertencimento étnico-racial nos processos educacionais como dimensões fundamentais em contextos cada vez mais configurados por situação de refúgio e fluxos migratórios como os que temos na contemporaneidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)