Busca avançada
Ano de início
Entree

Perspectivas transnacionais da diversidade étnico-racial e cultural na formaç'ão de professores

Processo: 19/05352-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de novembro de 2019
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Tatiane Cosentino Rodrigues
Beneficiário:Tatiane Cosentino Rodrigues
Anfitrião: Francis Veronique
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université Paris Ouest Nanterre La Défense (Paris 10), França  
Assunto(s):Diversidade cultural   Transnacionalismo   Formação de professores

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por objeto a analise e mapeamento de como o tema da diversidade cultural, etnica e racial vem sendo discutido no campo da formac'ao de professores na Franc'a. Esta analise sera realizada em suas dimensoes teorica (envolvendo os pesquisadores/as do tema) e pratica - em termos de curriculo. Por meio de uma analise teorica e documental orientadas por alguns preceitos da genealogia espera-se mapear e compreender as tendencias teoricas e metodologicas que definem o campo da formac'ao de professores/docencia na Franc'a, bem como aprofundar o instrumental teorico-analitico em torno do lugar da cultura e do pertencimento etnico-racial nos processos educacionais como dimensoes fundamentais em contextos cada vez mais configurados por situac'ao de refugio e fluxos migratorios como os que temos na contemporaneidade.