Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de condições operacionais de um secador solar híbrido fotovoltaico sobre parâmetros colorimétricos de produtos secos

Processo: 19/17654-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Gustavo Nakamura Alves Vieira
Beneficiário:Karina Nishioka
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Colorimetria   Secagem   Secadores   Produtos   Experimentos científicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:colorimetria | secador solar | Secagem

Resumo

A secagem solar é uma operação unitária de tecnologia bastante simples e de baixo custo, que envolve o uso de uma fonte de energia abundante, renovável e que não pode ser monopolizada. Em secadores solares, a queda de pressão a ser superada pelo ar de secagem não é alta, de modo que a energia elétrica a ser fornecida aos equipamentos pode ser proveniente de fontes alternativas, como a própria energia solar, isto é, utilizando-se placas fotovoltaicas. Por um lado, a secagem com a convecção forçada pode aumentar as taxas de secagem; por outro lado, pode aumentar as taxas de decomposição de substâncias bioativas que conferem cor aos alimentos (por aumentar o contato com o oxigênio atmosférico). Parâmetros colorimétricos de produtos secos são um critério de qualidade, pois pode fornecer indícios da aceitação final do produto seco pelo consumidor. Outro fator importante para a decomposição destas substâncias é a própria radiação solar; portanto, é possível que um longo tempo de secagem causado pela falta da convecção forçada pode expor o material à radiação solar por um tempo mais longo. Neste contexto, o objetivo principal deste trabalho é analisar a influência das condições de operação do secador solar híbrido fotovoltaico que está sendo desenvolvido pelo grupo de pesquisa (em um Projeto de Auxílio à Pesquisa Regular FAPESP, processo 2017/21890-5) sobre parâmetros colorimétricos do produto seco. Serão realizados experimentos de secagem na presença e na ausência da convecção forçada. A medição dos parâmetros colorimétricos (escala CIELab) em amostras retiradas periodicamente permitirá afirmar qual dos mecanismos afeta de forma mais significativa a perda de cor no produto seco.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HIDALGO, LETICIA FERRARESI; CANDIDO, MARIANA NASCIMENTO; NISHIOKA, KARINA; FREIRE, JOSE TEIXEIRA; ALVES VIEIRA, GUSTAVO NAKAMURA. Natural and forced air convection operation in a direct solar dryer assisted by photovoltaic module for drying of green onion. Solar Energy, v. 220, p. 24-34, . (17/21890-5, 18/24132-7, 18/23762-7, 19/17654-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.