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Avaliação do impacto do comportamento dos usuários no desempenho energético dos edifícios escolares com certificação AQUA

Processo: 19/13474-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2019
Vigência (Término): 31 de maio de 2023
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Leticia de Oliveira Neves
Beneficiário:Paula Brumer Franceschini
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Eficiência energética   Sustentabilidade   Escolas   Edifícios   Certificação AQUA

Resumo

O setor da construção civil é responsável por 36% do consumo global de energia. Além da iluminação, sistema de ar condicionado e outros equipamentos, o comportamento dos usuários também desempenha um papel importante no consumo de energia da edificação. Neste contexto, as edificações escolares representam uma oportunidade para melhorar a eficiência energética, uma vez que estão em uma posição única de despertar a consciência sobre o uso de energia na educação das crianças, que são os futuros cidadãos ativos da sociedade. Os estudos existentes sobre o uso de energia em edificações são focados principalmente nas características do edifício e dos seus sistemas e nos contextos residencial e comercial. Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto do comportamento dos usuários no desempenho energético de salas de aula em edifícios escolares gerenciados pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) do estado de São Paulo, Brasil, e que possuem a certificação AQUA, a fim de fornecer dados para o projeto e a operação de edifícios centrados no usuário. Primeiramente, será realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de reunir informações sobre modelos existentes de comportamento dos usuários e conforto térmico para edifícios escolares. Em seguida, será realizada uma coleta de dados das 20 escolas da FDE certificadas pelo AQUA com o objetivo de criar grupos de edifícios escolares com características semelhantes e analisá-los em conjunto. Após, será realizado o monitoramento do comportamento dos usuários e das variáveis ambientais das salas de aula de três edificações escolares selecionadas. Em seguida, um modelo de simulação de energia do edifício será calibrado com dados reais coletados no local para explorar diferentes cenários de operação dos sistemas (ar-condicionado, ventiladores e/ou ventilação natural). Os resultados sobre o comportamento dos usuários extraídos da análise do estudo de campo serão testados no modelo calibrado em relação às suas consequências no desempenho do edifício. Finalmente, serão desenvolvidas diretrizes para ajudar os profissionais a escolher a abordagem de modelo de ocupação mais adequada, com base no comportamento dos usuários. (AU)