Bolsa 19/13474-7 - Eficiência energética, Sustentabilidade - BV FAPESP
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Avaliação do impacto do comportamento dos usuários no desempenho energético dos edifícios escolares com certificação AQUA

Processo: 19/13474-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2024
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Leticia de Oliveira Neves
Beneficiário:Paula Brumer Franceschini
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):22/04295-4 - Modelagem do comportamento dos ocupantes para a simulação do desempenho de edificações escolares naturalmente ventiladas, BE.EP.DR
Assunto(s):Eficiência energética   Sustentabilidade   Escolas   Edifícios   Certificação AQUA
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Building performance simulation | Energy Performance | Environmental Certification | Occupant behaviour | School building | Sustentabilidade e Eficiência Energética

Resumo

O setor da construção civil é responsável por 36% do consumo global de energia. Além da iluminação, sistema de ar condicionado e outros equipamentos, o comportamento dos usuários também desempenha um papel importante no consumo de energia da edificação. Neste contexto, as edificações escolares representam uma oportunidade para melhorar a eficiência energética, uma vez que estão em uma posição única de despertar a consciência sobre o uso de energia na educação das crianças, que são os futuros cidadãos ativos da sociedade. Os estudos existentes sobre o uso de energia em edificações são focados principalmente nas características do edifício e dos seus sistemas e nos contextos residencial e comercial. Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto do comportamento dos usuários no desempenho energético de salas de aula em edifícios escolares gerenciados pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) do estado de São Paulo, Brasil, e que possuem a certificação AQUA, a fim de fornecer dados para o projeto e a operação de edifícios centrados no usuário. Primeiramente, será realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de reunir informações sobre modelos existentes de comportamento dos usuários e conforto térmico para edifícios escolares. Em seguida, será realizada uma coleta de dados das 20 escolas da FDE certificadas pelo AQUA com o objetivo de criar grupos de edifícios escolares com características semelhantes e analisá-los em conjunto. Após, será realizado o monitoramento do comportamento dos usuários e das variáveis ambientais das salas de aula de três edificações escolares selecionadas. Em seguida, um modelo de simulação de energia do edifício será calibrado com dados reais coletados no local para explorar diferentes cenários de operação dos sistemas (ar-condicionado, ventiladores e/ou ventilação natural). Os resultados sobre o comportamento dos usuários extraídos da análise do estudo de campo serão testados no modelo calibrado em relação às suas consequências no desempenho do edifício. Finalmente, serão desenvolvidas diretrizes para ajudar os profissionais a escolher a abordagem de modelo de ocupação mais adequada, com base no comportamento dos usuários. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULA BRUMER FRANCESCHINI; IARA NOGUEIRA LIGUORI; LETICIA DE OLIVEIRA NEVES. Condições de conforto térmico e QAI em salas de aula naturalmente ventiladas durante a pandemia de Covid-19. Ambient. constr., v. 22, n. 4, p. 217-231, . (19/13474-7)