Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização da operação de redes de distribuição ativas para restauração do fornecimento

Processo: 19/19632-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2019
Vigência (Término): 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Rubén Augusto Romero Lázaro
Beneficiário:Leonardo Henrique Faria Macedo Possagnolo
Supervisor no Exterior: Javier Contreras Sanz
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidad de Castilla-La Mancha, Ciudad Real (UCLM), Espanha  
Vinculado à bolsa:18/20355-1 - Otimização do planejamento da expansão e da operação de sistemas de distribuição de energia elétrica considerando restauração da carga, BP.PD
Assunto(s):Meta-heurística   Geração distribuída   Confiabilidade   Programação não linear inteira mista

Resumo

Este projeto de pesquisa trata de três problemas inter-relacionados e associados à otimização da operação de redes de distribuição ativas para restauração do fornecimento. O primeiro problema a ser resolvido está relacionado à restauração do fornecimento considerando a operação ilhada do sistema, para a qual será proposto um novo modelo matemático. O segundo método será desenvolvido para avaliar a confiabilidade da rede quando várias estratégias são consideradas para a restauração do fornecimento e, portanto, o novo modelo de restauração considerando a operação ilhada será considerado neste tópico. Finalmente, o terceiro problema está relacionado à implementação de uma meta-heurística para alocar geradores distribuídos na rede para melhorar seus índices de confiabilidade, obtidos usando o método desenvolvido para solucionar o segundo problema. Várias estratégias para a operação da rede serão consideradas e avaliadas para restauração do fornecimento, incluindo operação radial e conexa, operação ilhada e operação malhada. As operações de dispositivos como geradores distribuídos com e sem capacidade de auto-restabelecimento, bancos de capacitores, reguladores de tensão e sistemas de armazenamento de energia também serão modeladas na formulação do problema para melhorar o processo de restauração. Os testes serão realizados usando sistemas disponíveis na literatura e espera-se que as novas formulações e métodos melhorem a qualidade das soluções obtidas com as abordagens existentes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENESES, MARCO; NASCIMENTO, EDGAR; MACEDO, LEONARDO H.; ROMERO, RUBEN. Transmission Network Expansion Planning Considering Line Switching. IEEE ACCESS, v. 8, p. 115148-115158, 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.