Busca avançada
Ano de início
Entree

Currículo de design da informação para a Ciência da Informação

Processo: 19/16125-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 30 de outubro de 2019
Vigência (Término): 19 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Maria José Vicentini Jorente
Beneficiário:João Augusto Dias Barreira e Oliveira
Supervisor no Exterior: Jeanne-Louise Moys
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Reading, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:16/23677-4 - Desenvolvendo um modelo para a disciplina design da informação no contexto da Ciência da Informação, BP.DR

Resumo

As transformações tecnológicas das últimas décadas permitiram vislumbrar novos horizontes em relação à informação e sua comunicação. Arquivos, bibliotecas e museus estão fornecendo seus produtos e serviços em ambientes digitais. Do ponto de vista do currículo, disciplinas como Biblioteconomia e Ciência da Informação são cada vez mais desafiadas a acompanhar as inovações tecnológicas que mudam rapidamente e podem se tornar inadequadas ou obsoletas em pouco tempo. Existe uma necessidade social e disciplinar de atualizar a teoria e a prática profissional para desenvolver abordagens sustentáveis que preencham as necessidades dos usuários da informação dentro dos contextos tecnológicos em constante mudança. A disciplina e as práticas profissionais do Design da Informação oferecem precedentes para fundamentos teóricos e práticos que enfocam a apresentação eficiente e eficaz de informações para usuários e sistemas. O principal objetivo da pesquisa proposta é criar um currículo de Design da Informação para a Ciência da Informação. Um modelo interdisciplinar para estudantes de arquivologia e biblioteconomia que se baseia no pensamento e nas habilidades de Design da Informação para apoiar a apresentação de informações de maneira significativa e acessível. A metodologia escolhida é uma combinação de pesquisa bibliográfica e exploratória aplicada de maneira semelhante à tese de doutorado. Como o nosso tema de pesquisa lida com duas disciplinas diferentes, Design e Ciência da Informação, a natureza exploratória deve ser contextual e dialógica. O projeto de pesquisa envolverá uma análise profunda das fontes arquivísticas, bibliográficas e pedagógicas disponíveis na Universidade de Reading e o envolvimento com a comunidade profissional de Design da Informação no Reino Unido. A publicação de um modelo resultante desta análise demonstrará maneiras pelas quais os profissionais da Ciência da Informação podem incorporar formas mais eficazes de apresentar informações na prática cotidiana e destacar as implicações para o desenvolvimento curricular da área.