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Aplicação de diretrizes sustentáveis e conceitos do design inclusivo no processo de modelagem física de produtos sensoriais para o público infantil

Processo: 19/20315-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2019
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Desenho de Produto
Pesquisador responsável:Tomas Queiroz Ferreira Barata
Beneficiário:Leonardo Moreira
Supervisor no Exterior: Rita Assoreira Almendra
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:18/22888-7 - Desenvolvimento de protótipo de mobiliário para crianças em fase pré-escolar: articulação entre design sustentável e design inclusivo, BP.IC
Assunto(s):Crianças

Resumo

O presente projeto de pesquisa é parte integrante da pesquisa em andamento intitulada "Desenvolvimento de protótipo de mobiliário para crianças em fase pré-escolar: Articulação entre Design Sustentável e Design Inclusivo" (Processo n° 2018/22888-7), o qual tem como objetivo principal aprofundar conhecimentos a respeito do design de produto voltado para componentes e brinquedos sensoriais destinado a crianças de cinco a seis anos de idade com deficiências visuais. Portanto, este pedido de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) visa aprofundar a fundamentação teórica sobre o design de produtos sensoriais com ênfase em brinquedos para crianças com cegueira ou baixa visão no mercado europeu, bem como projetar e produzir um modelo físico, promovendo desse modo integração entre os projetos de pesquisa (vigente no Brasil e BEPE). Este projeto de pesquisa segue uma estrutura metodológica que se divide em: a) Aprofundamento teórico sobre design de produtos sensoriais; b) Aplicação de análise sincrônica em produtos similares do mercado europeu em específico no mercado português; c) Desenvolvimento projetivo com geração e seleção de alternativas; d) Execução experimental de modelo físico em laboratório; e) Registro e a análise dos resultados da pesquisa. Por fim, espera-se que o presente projeto corrobore com a complementação teórica e prática da pesquisa em andamento no Brasil e assim, contribua com futuras pesquisas nas áreas do Design de Produto, Design Sustentável e Inclusivo.