Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise das incertezas na determinação dos parâmetros de Stokes empregando o demonstrador de conceito do espectropolarímetro para o Galileo Solar Space Telescope (GSST/INPE)

Processo: 19/13181-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2019
Vigência (Término): 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Luis Eduardo Antunes Vieira
Beneficiário:Adriany Rodrigues Barbosa
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Astrofísica solar   Campo magnético solar   Instrumentação   Sol

Resumo

O estudo do campo magnético solar é de grande importância, pois está associado aos fenômenos solares e consequentemente ao ambiente espacial terrestre e à segurança da alta tecnologia. Uma melhor compreensão do campo magnético do Sol é fundamental para entender melhor como o sol influencia a Terra. Portanto, métodos para estimar o campo magnético solar foram desenvolvidos, a partir da Terra ou do espaço próximo à Terra. A espectropolarimetria é uma das técnicas mais aplicadas. O grupo de física solar do INPE está desenvolvendo um espectropolarímetro através do Projeto Galileo Solar Space Telescope (GSST). O demonstrador de conceito é composto por um telescópio Ritchey-Chrétiende, um pacote de modulação de polarização, um interferômetro Fabry-Pérot Etalon, câmeras sCMOS, filtros de banda estreita e óptica adaptativa. Sabendo que o nível de ruído nas imagens dos parâmetros Stokes influencia fortemente a qualidade e o desempenho final do instrumento, é de suma importância garantir uma boa calibração do instrumento e estar ciente de suas incertezas. Neste projeto, os parâmetros Stokes do demonstrador de conceito do GSST serão estimados, bem como as incertezas deste instrumento. Para conseguir isso, os componentes serão calibrados e a matriz de Mueller será estimada. A metodologia será comparada com a aplicada a outro instrumento. Os resultados deste estudo são muito importantes para a próxima fase do projeto e contribuirão para o projeto GSST como um todo. (AU)