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Estudantes indígenas na UNICAMP: emoções em jogo no acesso ao ensino superior

Processo: 19/08062-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2019
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria Fonseca de Almeida
Beneficiário:Edilene Alves da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior   Ação afirmativa   Estudantes universitários   Indígenas   Experiências de vida   Análise de dados

Resumo

As políticas brasileiras de ações afirmativas para o ensino superior estão entre as mais ambiciosas do mundo e várias pesquisas já foram realizadas sobre o tema. São, no entanto, ainda poucos os trabalhos que retratam o ponto de vista dos estudantes sobre sua vivência no ensino superior. Esta pesquisa pretende contribuir para a produção de conhecimento sobre este tema, articulando-se com outros estudos já em andamento no grupo de pesquisa Focus (Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Mais especificamente, a pesquisa pretende acompanhar as vivências de estudantes indígenas que ingressaram na Unicamp em 2019, observando-os nos espaços universitários que frequentam (aulas, restaurante universitário, biblioteca) e realizando entrevistas recorrentes com um grupo selecionado ao longo de um ano. Uma atenção especial será dada às emoções envolvidas na chegada e nos primeiros meses de frequência à universidade. Os resultados contribuirão para compor um quadro de análises que traz à tona a experiência subjetiva dos estudantes; combinado à análise de dados mais objetivos (matrículas, trancamentos, transferências, desempenho) de um número maior de estudantes produzidos no âmbito dos projetos com os quais esta IC se articula, estes dados permitirão compreender melhor as dinâmicas de inclusão e permanência no ensino superior do público estudado.