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Processo: | 19/11990-8 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de outubro de 2019 |
Data de Término da vigência: | 30 de setembro de 2020 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia |
Pesquisador responsável: | Marisa da Silva Lopes |
Beneficiário: | Giácomo Fioritti Leandro |
Instituição Sede: | Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil |
Assunto(s): | Filosofia antiga Ética (filosofia) Ética Virtude Aristóteles |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Aparência | Aristóteles | Ética | Norma Moral | virtude | Filosofia Antiga |
Resumo Em Ética a Nicômaco, III, 4, 1113a 15, Aristóteles apresenta um problema que consiste em saber se o objeto do desejo humano é o bem (tagathón) ou o bem aparente (tó phainómenon agathón). A solução de Aristóteles, segundo Aubenque, faria coincidir a norma moral e o homem valoroso, o spoudaios. Ora, a partir da noção de bem aparente e dessa concepção aristotélica de "norma encarnada", na expressão de Aubenque, se apresenta para nós a dificuldade da possibilidade de se pensar uma passagem do vício para a virtude no interior da filosofia do Estagirita. Afinal, entendemos que há um problema que é mesmo anterior àquele pensado por Aubenque. Este se perguntava qual seria a receita para se pôr em prática aquilo que se reconhece no outro, quer dizer, como os homens poderiam aplicar a virtude que viam figurar no spoudaios. Nós, porém, questionamos: como poderiam os homens que são desvirtuados pelo bem aparente sequer reconhecer o spoudaios como norma a ser seguida? Entendemos, portanto, que a problemática do desenvolvimento da virtude deve lidar com a dificuldade das aparências, e tomamos, assim, como objetivo de nossa pesquisa fornecer uma resposta acerca da reversibilidade do bem aparente. | |
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